O Maior Responsável Pela Preservação da Cultura Afro na cidade de Goiânia

401
- Anúncio -
Juliana Pimentel
Juliana Pimentel é Formada em Produção Cênica, cantora, compositora, letrista, poeta desde os 7 anos, percussionista idiofone, produtora cultural e culinarista especializada em alimentação vegana e alternativa. e colaboradora do site Na Pauta Online.

Conhecer a história do povo africano vai muito além do pouco que aprendemos na escola, que só mencionam a escravidão, nossos ancestrais não passaram a existir somente quando foram trazidos para o Brasil, reconhecer a presença africana em nossa história amplia nossa concepção quanto brasileiros e nos faz perceber que o preconceito com a cultura africana é gerada pela falta de conhecimento, afinal, tudo que não é conhecido causa estranhamento.

Em Goiânia, no Setor Serrinha, o Grupo de Capoeira Angola Barra Vento, coordenado pelo Mestre Goyano (Durval José Martins), apresentam mensalmente o projeto ‘Batucagê’ que é o maior responsável pela preservação da cultura afro na cidade, que através das Rodas de Capoeira Angola, Afoxé e Vivências de Roda de Samba, ensinam de forma interdisciplinar e intercultural os encantamentos e saberes que nossa cultura possui.

Através do samba de roda cria-se um movimento de resistência negra e mostra a sobrevivência dessa cultura tão pouco conhecida, muito se houve falar sobre samba de roda, acontecem eventos em todo país, porém raros são aqueles que realmente mostram o verdadeiro  samba de roda, onde são entoados cânticos acompanhados por agogôs, atabaques e pandeiros, onde as mulheres dançam de saias longas e não curtas como temos o costume de ver, o ‘Batucagê’  é uma experiência única que irá fazer você se conectar com suas raízes.

A próxima edição do evento acontece dia 21 de julho a partir das 16 h, na sede do Grupo de Capoeira Angola Barra Vento, a entrada tem o valor simbólico de R$ 5 que ajuda na manutenção do projeto, mude-se, permita se conhecer, permita conhecer a sua história. “O povo que não conhece sua história e seu passado não terá a chance de construir um futuro melhor”. – Lula

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here