Efeito Borboleta

98
- Anúncio -
Rita Gomes Todeschini
Rita Gomes Todeschini – Empresária, Analista Politica e colaboradora do site Na Pauta Online.

Se tem um assunto que me fascina é esse: O Efeito Borboleta.

Incrível! É exatamente assim que nos encontramos politicamente.O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode influenciar o curso natural das coisas no outro lado do mundo e, assim, provocar um maremoto na China. Borboletas tem batido asas em algum lugar do mundo e seus reflexos sentidos na política nacional.

E pensar que tudo aconteceu com um “atentado”. Pois é, o “atentado” ao Bolsonaro está ressoando em escalas maiores do que se imaginava, mas não a favor do candidato, e, sim, contra.

Ao contrário do que se previa – uma possível vitória – num eventual 1º turno, ele cresceu só 4% e ali estacionou.

Seu vice, que é um general de exército de fralda nas mãos, já começou a falar besteira, entre elas a mudança da constituição, querendo ou não o congresso, ou melhor, sem o congresso. Pela constituição atual, ele só faz isso se fechá-lo, e isso seria uma facada na já combalida democracia brasileira.

Seu futuro ministro da fazenda, Paulo Guedes, é outra raposa felpuda do mercado financeiro. Esta semana veio à tona escândalo onde ele teria sido beneficiado por uma fraude milionária contra o fundo de pensão do BNDES – Fapes. Mesmo não sendo réu no caso, o juiz Tiago Pereira, da 5ª vara criminal do Rio, cita Guedes na lista de clientes da corretora Dimarco, os quais tiveram ganho atípicos na época em que a fraude acontecia. Ou seja, mudar o Brasil que nada…Mas tem gente que acredita.

Se não bastasse o caos todo…Eles ainda me inventam uma pesquisa encomendada no México, onde Lord Voldemort teria 45% de chances de votos e venceria no 1º turno. Fato este desmentido pela imprensa nacional e internacional.

Até agora não entendi essas jogadas, o cara não lidera as pesquisas? Porque essas cagadas em cima de cagadas? Será que o mar não está dando onda para o lado dos mitos, então precisam criar factoides? Mistério.

Tanto é o mistério que ele anda sumido, seria para preservar sua imagem, ou para não desgasta-la ainda mais? Aposto na 2ª, já que sua rejeição aumentou significantemente.

No Rio Grande do Sul, terra da vice do Alckmin, Ana Amélia Lemos, alguns membros do PP, o mesmo partido da senadora, já estão pulando fora da barca furada chamada: Geraldo Alckmin.

Luis Carlos Heinze, uma das raposas mais felpudas da política farroupilha e louco pelo poder, ao ver que sua candidatura para o senado estava subindo no muro, perigando ele ficar sem mandato, deu uma banana para sua colega de partido e decidiu apoiar Bolsonaro.

Ai tu vai me perguntar: oras, mais isso não é bom para o Bolsonaro? Não meu caro, isso não influencia em nada, já que nos Pampas, Bolsonaro tem mais de 30% de intenção de votos e estacionou. Já Heinze está 20 pontos percentuais de distância do 2º colocado à vaga para o senado. Ou seja, oportunismo puro.

A única coisa de fato que mudou de uma semana pra cá, é que finalmente o Lula resolveu sair da moita e anunciar Haddad como candidato à presidência pelo PT, fazendo com que Haddad passasse de 4% para 9% e, agora, para 13% empatado tecnicamente com Ciro Gomes. Dois nomes que podem herdar os votos de Lula.

Teremos que esperar até a próxima pesquisa para ter certeza de quem herdará a maioria dos votos de Lula, ganhando a chance de ir para o 2º turno. As primeiras pesquisas indicam que o herdeiro seria o próprio Haddad.

Ainda mais depois das asas batidas por Willian Bonner e Renata Vasconcelos ao entrevistarem o candidato na bancada do JN na sexta feira, quando, de maneira muito nítida, se viu que a intenção dos âncoras era carimbá-lo com o selo da corrupção que assolou o PT.

Por outro lado, o percentual de busca nas redes sociais de pessoas interessadas em saber mais sobre Ciro Gomes tem aumentado, indicando intenção de melhor conhecê-lo e saber sobre suas administrações passadas.

Esse primeiro turno será mais emocionante do que o segundo turno em 2014, onde cada voto fará a diferença e a decisão será no último segundo da prorrogação.

O troféu bem feito da semana vai para: Willian Bonner e Renata Vasconcelos, ao tentarem tornarem a ex Presidente Dilma em ré na Lava Jato. Não colou, e ainda tiveram que ouvir do Haddad: Se a ex presidente Dilma é investigada, a Rede Globo também é.

Poderiam ter dormido sem essa.

Inté semana que vem.

Twitter: @ricazinha

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here