Rali/Paraguai: Luiz Facco e Eduardo Costa vencem no domingo e são Campeões do Desafio Paraguarí

34
Foto: JJ Lopez/Puromotorpy
- Anúncio -

Única dupla brasileira no grid fatura os dois dias de disputas e equipe garante a segunda vitória consecutiva na geral, no Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

Cerro Perõ (Paraguai), 2 de dezembro de 2018 – Os brasileiros Luiz Facco e Eduardo Pereira e Costa #109 são os Campeões do Desafio Paraguarí 2018, após vencerem também a prova deste domingo na geral e na categoria T1/Nafta. A dupla da equipe Acelera Siriema foi a mais rápida no segundo dia e completou o trecho cronometrado de 180 quilômetros em 2h27m26s, com o Buggy V8. No sábado já havia vencido a primeira Especial de 286 quilômetros (4h23m15s).  A prova foi válida pela 4ª e última etapa do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country.

Foto: JJ Lopez/Puromotorpy

“O Desafio Paraguarí foi um rali completo e tivemos vários tipos de terrenos durante os dois dias. Hoje (2), apesar de ter sido mais curta também foi exigente e técnica, por isso, foi bom vencer novamente”, afirma Facco.  “Esta é a primeira vez que fazemos essa prova e está sendo muito gratificante voltar para o Brasil como Campeões.  As pessoas daqui são apaixonadas por rali e sempre nos recebem bem e foi muito positivo para equipe ter participado de três das quatro provas do Campeonato Paraguaio”, explica o piloto paulista que fechou a temporada com a 3ª colocação na T1/Nafta, após ter participado, ainda, do Desafio Guarani (Assunção) e Desafio Neembucú (Pilar).

Para o navegador que fez sua estreia em provas em solo paraguaio, a aprovação foi total. “Foi uma experiência bem interessante correr aqui e vencer uma prova boa como essa. Sem falar que o Buggy é um “mostro” e passa por cima de vários obstáculos”, elogia Costa que conta como foi o domingo de disputas: “180 quilômetros bem duros, com trial pesado, trechos travados e estreitos, outros de alta velocidade e muitas travessias de rios e banhos de lama.”

Facco foi Campeão na geral também do Desafio Neembucú, em outubro, ao lado do navegador Humberto Ribeiro, que não pode participar desta etapa e foi substituído por Costa. Em ambas as provas pilotou o Buggy V8 4×2 com 330 cc desenvolvido pela Giaffone Racing, empresa da família Giaffone que já tem tradição no automobilismo. “Novamente o carro apresentou alto desempenho em diferentes tipos de terrenos e confiabilidade e nos divertimos neste fim de semana”, finaliza o piloto.

Participaram do Desafio Paraguarí carros, motos, quadriciclos e UTVs. Resultados e informações sobre a prova no www.rallycc.com.py

Equipe – A Acelera Siriema disputa campeonatos e provas de Rally Cross Country e Rally de Velocidade nacionais e internacionais. Liderada pelo piloto Luiz Facco, o time é tricampeão do Rally dos Sertões, pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country e heptacampeão no Rally de Velocidade Paulista.  Em 2018, a equipe conquistou duas vitórias importantes na geral em provas do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country: o Desafio Neembucú e o Desafio Paraguarí.

A equipe conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e Acelera Siriema Rally.

Resultado Final Desafio Paraguarí – (Acumulado Prólogo + Prova 1 + Prova 2)

Categoria T1/Nafta (cinco primeiros) – 2/12
1) Luiz Facco/Eduardo Pereira e Costa #109/Buggy Giaffone Racing (Brasil) – 6h57m30s
2) Jorge Maune/Juan Sanchez #107/Changan (Paraguai) –7h02m09s
3) Thomas Willms/Eduardo Arcondo #101/Toyota Tacoma (Paraguai)- 7h31m26s
4) Miller Otazo/Hugo Elizeche #104/Mercedes Benz ML320 (Paraguai) -9h41m53s
5) Blas Zapag/Ruben Britez #102/Toyota Hilux (Paraguai) – 11h19m05s

- Anúncio -