Fotografia na contemporaneidade

53
Foto: Divulgação
- Anúncio -

Projeto F/5 abre inscrições para rodada de workshops e palestras gratuitos na cidade de Goiânia em janeiro. Circuito é comandado por convidados de renome nacional

A agenda de projetos culturais da WA Imagem para Goiânia em 2019 começará cedo. Depois de realizar grandes eventos no segundo semestre deste ano, a produtora oferecerá, já em janeiro, mais uma edição do F/5 – Workshops de Fotografia Contemporânea. Entre os dias 12 e 17, cinco renomados profissionais da fotografia no Brasil estarão na cidade para um circuito de palestras e troca de experiências em encontros gratuitos.

Convidados desta quinta edição, Cris Bierrenbach, Cristiano Mascaro, Daniel Kfouri, Iatã Cannabrava e Eustáquio Neves colocarão em pauta questões como as transformações tecnológicas e o que ainda pode ser considerado fotografia nos moldes que a conhecemos e aceitamos. Ou então o papel do fotógrafo além de sua formação técnica e o paralelo entre o comportamento ético e os limites que devem ser estabelecidos diante de uma atuação via de regra apaixonada por aquele que pretende ver e transformar o mundo real a partir de seu olhar.

Para quem discute o esvaziamento do sentido da fotografia em tempos de aplicativos e a efemeridade das redes sociais, um dos workshops abordará o que difere o ato cotidiano do cidadão comum de registrar imagens do trabalho realizado pelo fotógrafo profissional. E ainda neste sentido, um fotógrafo independente apresentará seus trabalhos mais marcantes e abordará os prazeres e dificuldades da profissão no Brasil.

Orientação e formação profissional

Evento cativo no calendário cultural da Capital, o F/5 chega a sua quinta edição com uma proposta de discussão acerca de temas contemporâneos e de grande relevância perante a sociedade na atualidade, firmando, mais uma vez, seu compromisso de contribuir com a orientação, atualização, formação profissional e artística de seus participantes.

Wagner Araújo, fotógrafo e o produtor cultural idealizador do F/5, explica que desde sua criação, em 2014, o projeto  tem como objetivo promover cursos gratuitos na área da fotografia autoral, documental, jornalística e fine-art, incentivando o pensamento crítico e a prática da fotografia em Goiás.

Entre os diversos projetos idealizados e realizados pela WA Imagem estão o Festival Goyazes de Fotografia, um dos maiores circuitos dedicados ao ofício fotográfico no Centro-Oeste; o Fotocine, que aborda a relação da fotografia com o cinema; a exposição Céu de Anil, realizada a céu aberto em terminais de ônibus de Goiânia, o Forum Visual, com debates sobre temas de cunho socioambiental e projetos de resgate da memória por meio da fotografia como o Prata Revelada e Histórias da Fotografia.

A quinta edição do F/5 – Workshops de Fotografia Contemporânea ocorre na Vila Cultural Cora Coralina e na sede da WA Imagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no site do projeto, que é realizado pela WA Imagem, com patrocínio da Lei  Goyazes, programa de Incentivo à Cultura do Governo de Goiás, e Polos Pães e Doces.

SERVIÇO

F/5 – Workshops de Fotografia Contemporânea

Vila Cultural Cora Coralina
19h30

12 – Cris Bierrenbach*
Técnica e Processo Criativo

14 – Cristiano Mascaro
Ser Fotógrafo

15 – Daniel Kfouri
Projeto Autoral

16 – Iatã Cannabrava
No Mundo em que Todos Fotografam, Quem Edita É o Fotógrafo

17 – Eustáquio Neves
Processos, Meios e Estratégias de Criação da Fotografia

Informaçõeswww.f5workshops.wordpress.com

*A palestra do dia 12 ocorre na sede da WA Imagem: Rua 89-D, nº 79, Setor Sul, Goiânia

- Anúncio -