Perfume de mulher

- Anúncio -
Katia Saules
Katia Saules  – Atriz, formada em Artes Cênicas, escritora, critica de artes e colaboradora do site Na Pauta Online – RJ,
Esta coluna vai ao ar todas as quartas-feiras.

O teatro é um lugar de refletir, se divertir, sonhar, se emocionar e principalmente se identificar com o que ali é visto e vivido. Em ‘PERFUME DE MULHER’ o teatro cumpre todos os seus requisitos e vai além…

Uma belíssima produção de Gustavo Nunes, que é cada vez mais assertivo em suas escolhas teatrais. Com olhar apurado e visão de empreendedor, ele nos dá mais um presente, assim posso dizer.

Com bastante emoção, temos a famosa (já vista nos Cinemas) história do Tenente-Coronel Fausto, que após perder a visão em um acidente, que ele mesmo causara, perde também o sentido da vida e planeja o seu fim. Ele contrata um jovem como seu “cuidador” para que juntos possam fazer uma viagem de “despedida”. Muito aprendem um com o outro e as frágeis certezas de Fausto vão se transformando, a medida que ele entende e “vê” um novo sentido pra viver.

Pela primeira vez encenado nos palcos, “PERFUME DE MULHER” é dirigido pelo sensível Walter Lima Jr, que me contou pós espetáculo que a ideia da montagem foi sua, e rapidamente abraçada pelo estupendo Silvio Guindane, que não só atua, mas também assina como idealizador e produtor desta vez. Um ator que merece todos os elogios do mundo pela brilhante atuação. Nota-se claramente que houve um estudo profundo para composição do personagem que fora tão aclamado pelo público e pela critica, quando interpretado pelo mestre Al Pacino.

Silvio tem excelente trabalho corporal, total domínio cênico e uma atuação que emociona do início ao fim. Ele consegue trazer extremas dualidades concomitantemente: Vai da dor ao sarcasmo…Da ironia ao amor…Da ignorância à sabedoria…Do amargo ao doce….Da sensibilidade à arrogância. Transita pelos sentimentos mais adversos com fluidez. Fala não só da maneira convencional, mas também consegue falar com as mãos, com as pernas (no jeito de andar arrastando os pés) e até mesmo com sua bengala. Silvio marca, com toda certeza, seu nome no teatro brasileiro, com esta montagem.

“LINDA a ideia da montagem. LINDA a forma escolhida de conduzir esta história. LINDA a atuação de cada ator. LINDA a mensagem que nos faz sair do teatro enxergando melhor a vida”.

O elenco é enxuto e incrível. Gabriela Duarte encanta com a intensa Sara, que anseia pelo amado, numa espera real e sem fim, e não descansa enquanto não tiver suas questões respondidas por ele. Numa interpretação densa e bonita, Gabriela nos confirma o que já sabemos, seu inegável talento só cresce e amadurece a cada trabalho.

Saulo Rodrigues faz dois papéis muito pontuais, que marcam e mostram sua versatilidade e ótima verve cômica. Ele faz um Padre, quem tem seu grande momento junto de Silvio Guindane, numa cena bastante emocionante e também faz a divertida Drag Queen Marlyn Mazzoni, que entretém o “cuidador” de Fausto em raro momento de leveza da história.

Eduardo Melo faz o papel de Ciccio, que é justamente o “cuidador” de Fausto. Num crescente, o menino vai pegando pra si cada palavra dita pelo Tenente-Coronel, e transforma cada conversa num ensinamento. Ele enxerga a vida de uma forma simples e tocante. Vê-se o crescimento não só do personagem em cena, mas também do ator, que é muito jovem, mas mostra uma maturidade que impressiona e surpreende. A troca nos diálogos perfeitos com o personagem de Silvio é absurdamente LINDA.

LINDA a ideia da montagem. LINDA a forma escolhida de conduzir esta história. LINDA a atuação de cada ator. LINDA a mensagem que nos faz sair do teatro enxergando melhor a vida.

LINDA peça. Não encontrei outra palavra que sintetize o que senti ao sair do teatro nesta noite.

Mais uma LINDA produção da Turbilhão de Ideias, um espetáculo transformador, que faz com que repensemos nossas vidas, nossa forma de ver as situações…que nos desconstrói lindamente e sem dúvida alguma, uma montagem que veio para fazer a diferença em nossa jornada.

LINDA! LINDA!LINDA!

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here