CARTA AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

316
Foto: Click Política
- Anúncio -
Soraia Mendes

“Senhor Ministro,

Recentemente li uma de suas tantas manifestações sobre a educação no Brasil, na qual o senhor dizia que a universidade para todos não existe e que elas – as universidades – “devem ficar reservadas para uma elite intelectual”.

Pois bem, tenho algo a lhe dizer sobre isso.

Sou filha de um operário de fábrica e uma empregada doméstica. Uma família negra que, com muitos esforços, fizeram de mim a intelectual que sou.

Não, senhor ministro, a universidade que vocês querem não é a de uma elite intelectual. É aquela mesma excludente que seus filhos e filhas usufruem como se somente mérito fosse chegar aos bancos do ensino superior saindo das melhores e mais caras escolas, com fluência em inglês e após cursinhos muito bem pagos.

Para seu azar, contudo, nas últimas décadas muitos e muitas de nós, do lado de cá, quebraram as correntes.

Já não somos mais pessoas, somos uma ideia.

Muito prazer, Soraia Mendes – Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, professora, escritora, jurista, advogada e sua adversária ao lado de meus irmãos e irmãs.”.

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here