Rio Carnaval 2019!! O maior espetáculo da terra na Marquês de Sapucaí

- Anúncio -
Paula de Abreu
Paula de Abreu – Editora de moda, designer, fashionista formada pela Polimoda Firenze e colaboradora do site Na Pauta Online – SP

Mas que calor ô ô ô ô ô ô… nunca essa musica fez tanto sentido para mim!!!

O Carnaval está chegando e a Cidade Maravilhosa já esta na folia. Essa festa, seja na Sapucaí, seja na rua com os famosos blocos, encanta turistas do mundo todo. Eis então, o motivo deste post. Uma ajudinha para quem decidiu (de ultima hora) passar o carnaval no Rio.

Da serie: Um manual de sobrevivência para quem quer aproveitar o melhor a Cidade Maravilhosa.

Como uma metrópole, o Rio de Janeiro é cheio de contrastes. E eles já começam na geografia da cidade. Cercado pelo mar e por montanhas, a chegada ao Rio pode ser algo que te deixa literalmente de boca aberta por causa da vista.

O Carnaval do Rio é uma enorme festa que só acontece pelo empenho e dedicação de muitas pessoas, pois são ao menos 10 meses de antecedência preparando fantasias, carros alegóricos, ensaiando coreografias e diversos outros detalhes que são vistos por milhões de pessoas seja ao vivo ou pela TV mundo a fora.

Turistas do mundo todo aproveitam essa data para curtir o Carnaval no Rio, se divertir e conhecer um pouco mais da cultura brasileira e do Rio.

A dica é como há bastante procura o ideal é se programar com antecedência, não somente com hotel e voo, mas também com a compra de ingressos para o Carnaval.

Ver as Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Sambódromo é um espetáculo à parte e vale mega a pena ver pelo menos uma vez na vida!

Os principais desfiles acontecem no Sambódromo estão divididos em dois grandes grupos: as Escolas do Grupo de Acesso desfilam na sexta e no sábado e as Escolas do Grupo Especial desfilam no domingo e na segunda-feira. No dia 09 de março acontece o desfile das escolas campeãs. Também é bem legal ver se você não consegue ver antes.

Como chegar ao Sambódromo

Em tese, você tem três formas de ir: de carro, de Uber, taxi, de ônibus e de metrô. Para mim ou Uber ou metro e’ a melhor opção.

De carro é complicado demais, primeiro porque não tem estacionamento perto (e os que tem, muitas vezes, não inspiram muita segurança, ou estão lotados) e especialmente porque todos os anos a prefeitura faz uma alteração das vias ao redor do Sambódromo desviando o trânsito.

De Uber, táxi tirando a parte do estacionamento pega transito a prefeitura fechada todos os acessos e a cada ano está fechando cada vez mais, e deixando distante acesso ao Sambódromo.

Ônibus é uma opção incerta: eles podem ir seguindo pela Presidente Vargas e te deixar por lá a uma distância próxima para você ir andando

Metrô: A estação mais próxima do Sambódromo é a da Praça Onze, mas rola uma pequena caminhada da estação até o Sambódromo (que, na boa, é feita tranquilamente, porque você a faz junto com muitas pessoas muitas ate fantasiadas que estão indo desfilar. É até uma experiência divertida!

E funciona 24 horas todos os dias do carnaval e a estação vai estar aberta esse tempo todo, não importa a hora em que acabe o desfile

Uma dica das seções do Sambódromo

O setor 2, próximo ao primeiro recuo da bateria. É legal porque você vê o desfile assim que está começando. Por outro lado, você não vê muito bem quando toda a escola está na avenida.

Uma boa são os bilhetes do setor 6 e 7 do sambódromo. São  mais caros, mas tem a melhor visão da avenida (o que, no fim das contas, acaba sendo um bom custo benefício).

Eu fiquei no setor 6, na primeira vez, e tinha uma visão privilegiada dos dois lados da Avenida. Gostei e recomendo!

Para quem vai de ultima hora pode comprar com cambistas.

No trecho de caminhada da estação da Praça Onze até a entrada do Metrô você acha vários cambistas.

Dito isto, acho que se você seguir as dicas, ter bom senso básicos de não ficar de bobeira com câmeras fotográficas caras e carteiras por aí, dá tudo certo!

Ver o desfile no Sambódromo…

Ah, vale. Vale muito!!!

Para quem curte também os Blocos de Rua do Rio não vai faltar opções os blocos de rua são famosos diversas bandas em diferentes ritmos musicais, como: samba, marchinha, blocos temáticos, ritmos nordestinos, entre outros, reúne milhares de pessoas. Muitos dizem que os blocos de rua são melhores ainda do que os próprios desfiles das escolas de samba. Ao todo mais de 300 blocos ficam espalhados pelas ruas da cidade que garantem a diversão dos foliões. E o melhor de tudo é que são gratuitos, o que é uma ótima opção para quem quer economizar e não perder o Carnaval.

Os blocos de rua mais famosos são:

Cordão do Bola Preta, Cacique de Ramos, Bafo da Onça, Simpatia é Quase Amor, Banda de Ipanema, Bloco da Anitta, Imprensa Que Eu Gamo, Sovaco do Cristo, Bloco das Carmelitas, entre outros…

Se puder aproveite a viagem para ficar mais alguns dias no Rio e fazer passeios tem lugares incríveis para conhecer. A cidade tem museus, teatros e pontos turísticos imperdíveis como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, sem falar nas lindas praias.

Algumas dicas:

Um ponto delicioso da cidade que está ficando bastante popular entre os turistas é a Murada da Urca. À margem da Baía de Guanabara e com vista para o Cristo Redentor, o local é bem descontraído e tem o pôr do sol mais lindo da cidade. Um ótimo lugar para visitar no fim da tarde e passar um tempo apreciando a vista.

A praia de São Conrado é um local não muito explorado e é uma ótima opção para quem gosta de caminhar, praticar esportes  e curtir a beira-mar. A areia da praia é bem clara e fofa e o mar de ondas fortes atrai muitos surfistas.  O calçadão com ciclovias e cheio de palmeiras. A vista é muito bonita e a praia fica bem próxima a Pedra da Gávea, conhecida por ser ponto de partida de vôos de parapentes e asas-delta, onde você pode saltar com instrutores, e vale mega a pena! Uma dica bem legal na praia de São Conrado é dar uma passadinha no famoso Qui Qui Quiosque, conhecido pela boa música e os petiscos deliciosos como o polvo e dedinhos de tapioca

Para ver o Rio de Janeiro de cima, o Cristo Redentor é parada obrigatória! Não tem como ir ao Rio e não visitá-lo. Localizada no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno e  ainda conta com uma vista incrível de grande parte da cidade. Até para quem já conhece, sempre vale a visita!

Outra atração imperdível o Pão de Açúcar, para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Após às 19h a descida de bondinho é de graça

Que tal um passeio de helicóptero no Rio de Janeiro?

Vocês terão momentos incríveis conhecendo as mais belas paisagens do Rio por meio de uma vista panorâmica única e inesquecível.

São 3 diferentes opções de passeios, que variam entre 30 e 60 minutos, com valores acessíveis e ótimas condições de pagamento. Tem que agendar antes tem uma equipe preparada para esclarecer suas dúvidas para voar de helicóptero pela cidade maravilhosa. Os mais procurados

http://gfflight.com.br

https://rio2fly.com.br

http://www.helisight.com.br

http://voopanoramicorj.com

Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês que fica no bairro do Alto da Boa Vista, dentro da Floresta da Tijuca. De lá você consegue ver o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos.

Centro histórico e Lapa

Muita gente quando lembra do Rio só  fala das belezas naturais. O que algumas pessoas esquecem é que o Rio de Janeiro já foi a capital da república e muito da história do Brasil aconteceu por aqui. Tanta história é refletida na arquitetura da cidade e monumentos. A maioria deles pode ser visto na região Central da cidade que engloba áreas como Centro, Praça Mauá/Zona Portuária e Lapa.

No Centro é possível conhecer o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes, o Real Gabinete Português de Leitura, a Cinelândia, entre outros prédios que guardam um pouco do que foi a cidade.

Na Lapa, você encontrará muita diversão e badalação seja nos bares, casas de festa ou na rua. A Lapa no Rio é o local onde todas as tribos se encontram e convivem.

Parque das Ruínas e Santa Teresa

O Parque das Ruínas fica em Santa Teresa e tem uma das vistas mais bonitas do bairro. O local também tem um Centro Cultural com programação para toda família.

O bairro de Santa Teresa também é um espetáculo a parte com muitos bares e ateliês. O passeio por ele com certeza é encantador.

Grumari

Grumari é o paraíso escondido,  é uma praia rústica e relativamente vazia, se comparado com as praias da Zona Sul, que fica na Zona Oeste da cidade. Para chegar lá, só com carro. Se você precisar alugar um carro para ir até Grumari reserve através da RentsCars, o maior portal de locação de veículos da América Latina.

Chegar lá não é difícil, bastar seguir pela Avenida Lúcio Costa até o final, seguir pela Estrada do Pontal e pegar a Avenida Estado da Guanabara até a praia. Também é possível ir pela Avenida das Américas. Se tiver dúvidas do percurso utilize o  o Waze. Assim, não tem erro!

Sobre estacionamento há muitas vagas, entretanto, aconselho chegar cedo, pois depois lota.

Não esqueça de levar o protetor solar, óculos escuros de resto, curta toda tranquilidade e paz que Grumari pode te dar.

Joatinga 

Bonita por natureza, assim defino a Joatinga. Com cerca de 300 metros de faixa de areia, a praia é pequena mais é uma graça. Com um ar mais rústico do que outras praias urbanas, a Joatinga consegue ser ainda assim aconchegante. Recomendo a praia da Joatinga para quem gosta de natureza e/ou gosta de uma trilha leve.

O ideal é ir de carro, basta pegar o Túnel Rebouças, Avenida Borges de Medeiros, Autoestrada Lagoa-Barra e Estrada do Joá. A praia fica em uma área dentro de condomínios fechados e portanto para ir de transporte público você pegará no mínimo 2 ônibus. Entre no google map e se informe.

Voe de asa delta

Uma das experiências mais loucas e gostosas que já fiz e que recomendo para todo mundo. O Rio tem uma das pistas de voo livre mais conhecidas do mundo e com uma vista (de nooooovo) incomparável!

Trilha do Morro da Urca

Com tanta beleza natural o que não falta no Rio é trilha para fazer. E uma opção bem tranquila, até para aqueles que não estão acostumados com aventura, é a trilha do Morro da Urca. Com subida moderada, o tempo médio de duração da trilha é de 45min.

Onde se hospedar

Ibis Botafogo, Copacabana e Centro

A rede Ibis é uma rede de hotel que preza pelo conforto e preço em conta. Levando em consideração que geralmente redes de hotel seguem o mesmo padrão, o Ibis e uma ótima opção

Hostelzinho Vidigal 

O Hostelzinho Vidigal é um hostel que fica na Favela do Vidigal. Se você não conhece uma comunidade carioca e tem curiosidade, ele pode ser uma boa opção. Lembrando que a favela do Vidigal é pacificada.

Além disso, no Vidigal você pode conhecer o Bar da Laje e fazer a trilha do Morro Dois Irmãos, uma das mais bonitas vistas do Rio.

Casa Francisco

Localizada em Santa Teresa, a Casa Francisco é super bem avaliada pelos viajantes no Booking, quem se hospedou nela avaliou bem os quesitos: limpeza, conforto, localização, comodidade, funcionários e custo-benefício.

Airbnb

Se você não curte hostel, nem pousada e não quer gastar em um hotel um boa opção é se hospedar através do Airbnb.  Além de trazer a experiência de outros viajantes que já usaram a plataforma. Outro ponto que deve ser destacado, é que no Airbnb você se hospeda na casa de um local. Logo, você verá a cidade através dos olhos deste morador.

Como se locomover

Metrô

Se você vai para os blocos do Centro ou da Zona Sul, a melhor forma de chegar é de metrô. Assim, você evita ficar preso no trânsito e perder a festa. Compre um bilhete pré-pago na bilheteria e recarregue-o sempre que os créditos estiverem acabando. Desta forma, você evita ter que ficar circulando com muito dinheiro por ai sem falar que evita pegar filas, economizando tempo.

O Rio tem três linhas: 1, 2 e 4. A linha 1 vai de Botafogo à Pavuna. A 2 da estação Uruguai até General Osório/Ipanema.E a 4 de General Osório até Jardim Oceânico (na Barra da Tijuca). Durante o Carnaval, o metrô funciona 24 horas e não é preciso fazer baldeação na estação Estácio.

Se você vai para o Sambódromo deve descer na Estação da Praça Onze (linha 1) e caminhar até o até a Avenida Marquês de Sapucaí. Não se preocupe que sera você e milhões de pessoas caminhando.

VLT 

De VLT você pode passear pelas principais ruas do Centro do Rio. Logo, ele é uma ótima opção se você deseja curtir os blocos por essa região. Além disso, o VLT passa pela Rodoviária Novo Rio e pelo Aeroporto Santos Dumont, pontos de chegada e partida da cidade. Outro fator positivo, é que ele passa por diversas estações de metrô e por atrações como a Orla Conde, onde fica o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o grafite “Etnias”, pintado pelo Kobra, o Aquário, entre outras.

BRT 

O BRT passa por boa parte da Zona Norte, Oeste e tem integração com o metrô facilitando a vida de quem quer chegar na Zona Sul e Centro. Existem duas linhas: BRT Transoeste e o BRT Transolímpica, dependendo do lugar da cidade para onde você vai, ele é uma boa opção.

Ônibus

De ônibus você consegue se deslocar pelo Rio todo. Apesar da variedade de linhas, durante o Carnaval não é a melhor opção, devido as interdições de trânsito. Sem falar, no risco de ficar preso no engarrafamento. Opte pelo metrô e/ou BRT/VLT.

Onde comer

Dona Olinda 

Com um buffet variado, o Dona Olinda é uma alternativa para quem está hospedado na Barra da Tijuca. Com boa comida, a padaria e restaurante também tem vista para a praia do Pepê.

Bar da Laje

Localizado no Vidigal, o Bar da Laje é um restaurante point da cidade. A comida é gostosa e tem uma vista de cair o queixo. Recomendo o espetinho de Salsichão com um cerveja, ou então, a feijoada.

Cadeg

O Cadeg é uma espécie de mercadão do Rio de Janeiro. Ele fica em Benfica, na Zona Norte do Rio. Lá você encontra bons restaurantes e lojas que vendem diversos artigos, como bebidas, comidas, plantas, flores, entre outro.

Confeitaria Colombo

Tradicional, a Confeitaria Colombo é um ponto turístico da cidade. Fundada em 1894, o prédio tem arquitetura que remete a época em que o Rio era capital da República. Vale o passeio pela comida e sem dúvida nenhuma pelo ambiente.

A Colombo também criou uma filial no Forte de Copacabana e recentemente no aeroporto do Galeão. Apesar de ambas terem os mesmos quitutes, a mais bonita arquitetura com certeza é a da original. Indico o folhado de camarão, a coxinha, a banana split e a tartele de morango. #adoro

Arab

O Arab é um restaurante de comida árabe que fica na Lagoa Rodrigo de Freitas. Visitá-lo vale tanto pela comida quanto pela vista, que mais uma vez, é exuberante.

Pici Trattoria

Localizada em Ipanema, o restaurante é especializado na tradicional comida italiana e tem um ótimo custo benefício, além de ter uma decoração super legal com uma seleção de mais de 100 fotos de ícones do jazz exibidas nas paredes.

Formidable Bistrot

Comandado pelo chef Pedro Artagão, com certeza merece uma visita. Inspirado nos mais tradicionais bistrôs parisienses, o espaço é muito aconchegante e oferece clássicos da culinária francesa com um toque contemporâneo.

Segurança

Resolvi abrir um tópico especialmente para segurança por motivos meios óbvios. Infelizmente, o Rio de Janeiro é manchete por vários casos de violência. Não tô aqui para fazer alarde, pois toda metrópoles sofre com problemas de segurança.

“Ah, então por qual motivo abriu um tópico só para falar disso?”

Para alertar e desmistificar algumas coisas. Primeiro, é preciso ter cuidado em qualquer parte do mundo. E no Rio, indico não andar com objetos de valor como joias, maquinas fotográficas e celulares a mostra. Furtos e roubos desses objetos infelizmente são muitos comuns. Então, para evitar dor de cabeça tenha atenção.

Uma outra dica, é não levar para o bloco seu smartphone de última geração e sim um celular mais velhinho. Assim se acontecer algo, você não terá um grande prejuízo. Ou então, use uma doleira. E coloque nela somente o essencial.

Nada também de anda por ruas escuras, desertas e todas aquelas medidas de segurança que normalmente temos em qualquer cidade que vamos.

Se perceber que alguém o está seguindo, entre em alguma loja, chame por alguém em voz alta, ou se aproxime de alguma família fingindo que o conhece.

De resto, veste a fantasia, se joga e aproveita!!

Dicas Gerais

Não use carro

Difícil de achar um lugar para estacionar, sem falar no trânsito de pessoas, que em alguns locais podem ser milhares, ruas fechadas, interferindo na sua rota.

Saiba para onde vai

Saber para onde vai está ligado em conseguir se planejar como chegar no local desejado, sem precisar apelar para um táxi ou Uber e gastar uma grana com deslocamento. A dica dê preferência para o transporte público.

Banheiros

Achar banheiros durante o Carnaval pode ser uma missão complicada. A Prefeitura disponibiliza os banheiros químicos, mas eles estão longe de dar vazão para a quantidade de pessoas que vem para a cidade. Por isso, quando pintar aquela vontade de ir ao banheiro, vá logo! Assim, você evita fazer xixi na rua. Além de sem uma falta de educação tremenda, fazer xixi na rua pode render multa no valor de R$ 510.

Visual leve

O clima esta quente e úmido, normalmente, é um solzão durante o dia, com sensação térmica pra lá de ( 40 graus) Ou seja, dê preferência para tecidos leves e roupas fresquinhas.

Usar um bom tênis para não machucar o pé com latas, garrafas, entre outros objetos, também é uma boa pedida. E não esqueça dos óculos de sol e protetor solar e garrafinha de água.

O Rio de Janeiro continua lindo!

 

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here