“Recital da Onça”

Foto divulgação
- Anúncio -
Katia Saules
Katia Saules  – Atriz, formada em Artes Cênicas, escritora, critica de artes e colaboradora do site Na Pauta Online – RJ,
Esta coluna vai ao ar todas as quartas-feiras.

Depois de 25 anos longe dos palcos teatrais, a atriz e apresentadora Regina Casé retorna na montagem “Recital da Onça”, e deixa claro a saudade dos palcos logo ao entrar em cena.  Que bonito de ver uma volta assim, com o que podemos gratamente chamar de ‘Comédia Literária’!

Que felicidade presenciar algo desse gênero! Que aula! Levar a literatura para os palcos é grandioso, nobre e louvável. Vontade de aplaudir a cada instante, não só pela iniciativa, que já é incrível, mas pela forma como ela nos é apresentada.

Muito a vontade, Regina parece estar em uma sala rodeada de amigos onde pode se expressar e contar a história de uma mulher que recebeu um convite de Harvard para criar um formato “pop” para palestras sobre literatura brasileira voltada para estudantes estrangeiros.

Em uma mistura de recital e monólogo, ela diz a todo instante em cena aberta, com quebra total da ‘quarta parede’, que precisa ensaiar suas propostas antes da esperada viagem para Cambridge.

Com leves momentos divertidos, onde comprova sua popularidade, Regina nos surpreende pela atuação naturalista e pela total desenvoltura e talento. Uma atriz magnífica, que possui cultura geral e nos mostra seu lado intelectual de uma forma bem gostosa de se ver.

Utilizando-se de textos de grandes autores da nossa literatura, nos coloca inseridos em seu processo de “ensaio”, e pede auxílio  para a escolha dos textos mais adequados para sua missão.

Luiz Zerbini assina um cenário simples porém adequado e pertinente ao clima criado, com auxilio da luz correta de Renato Machado e da trilha maravilhosa de Berna Ceppas e Hermano Vianna.

A inteligente criação é da própria Regina e de Hermano Vianna, com direção de Estevão Ciavatta e Hamilton Vaz Pereira, seu parceiro no emblemático grupo Asdrubal Trouxe o Trombone.

A famosa apresentadora do ‘Esquenta’ é sem dúvida uma grande revelação, e também uma verdadeira onça, conforme descreve ao final do espetáculo. Regina merece uma belíssima temporada, que promete ‘esquentar’ o cenário carioca em sua plena temporada de Outono.

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here