‘5 Homens e um segredo’

- Anúncio -
Katia Saules
Katia Saules  – Atriz, formada em Artes Cênicas, escritora, critica de artes e colaboradora do site Na Pauta Online – RJ,
Esta coluna vai ao ar todas as quartas-feiras.

Inspirado em “The Irish Curse”, de Martin Casella, o espetáculo se passa no Rio de Janeiro dos dias atuais onde um grupo de homens se reúne todas as quartas à noite no porão de uma igreja em uma reunião que oferece auxílio a pessoas insatisfeitas com o tamanho do pênis. A comédia de Martin é muito bem adaptada pelo talentoso Aloísio de Abreu,‘5 Homens e um segredo’ volta para fazer ainda mais sucesso. Com um timaço de atores, fala do universo masculino com muita tranquilidade, e quebrando tabus como por exemplo se ‘tamanho é documento?’…

A montagem é inteligente, levanta questões pertinentes e tem enredo, ou seja, é uma história com início, meio e fim. Nada machista e um tanto quanto libertadora, ela fala de temas atemporais, em um momento no qual o empoderamento feminino fala alto, os homens aproveitam o embalo também mostram seu frágil poder e certa vulnerabilidade.

O tema é universal e se mantém cada vez mais atual, num espetáculo que vem para reascender a discussão do sexo masculino sobre o mito do ‘tamanho ser documento’ e com muita leveza e humor os atores Edwin Luisi, Jayme Periard, Carlos Bonow, Iran Malfitano e Claudio Andrade conduzem o espetáculo.

Com Trilha Sonora da competente Liliane Secco, essa peça pede realismo nas interpretações e composição. No cenário de Natália Lana e Marieta Spada, se quebra um pouco esse realismo extremo, porém, de maneira simples e teatral, que acabam por contribuir com a boa luz de Adriana Ortiz.

Como diz no espetáculo, “tudo é uma questão de pau e poder”. Desde os primórdios das civilizações ditas organizadas, o homem é seu pênis e, com ele, guerreou, conquistou, matou, se desenvolveu. Não tem como não ser engraçada a conversa de cinco homens que buscam autoajuda destinada aos que possuem pênis pequeno. Ótima sacada, texto divertido e elenco afiado garantem boas gargalhadas e até alguma reflexão.

- Anúncio -