Frango: a carne mais consumida no Brasil

O frango além de ser uma proteína magra, é indispensável para uma alimentação saudável e balanceada. 

 

Com o alto custo da carne bovina, o consume de aves, principalmente de frango, tem aumentado em progressão geométrica entre os brasileiros.

 

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no Brasil foram consumidos pouco mais de 44kg em 2017 e quase 46kg de frango por habitante no ano de 2018. De acordo com relatórios da Kantar WorldPanel, o frango está presente em mais de 97% dos lares brasileiros.

 

“O consumo do frango é, sem dúvidas, bastante elevado. A aceitação desse tipo de carne é bem alta e está em quase todas as casas de todo o país. A explicação é lógica – de todas as opções ricas em proteínas, o frango tem o menor custo e um fato que eu vejo como psicológico e cultural é que o frango por ter uma carne branca, acaba sempre associado à saúde, além de ser bem mais barato do que os bons peixes”, considera o empresário Johan Gonçalves, sócio administrador de duas aviculturas no estado da Paraíba.

 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a carne de frango é a proteína mais consumida no Brasil e segue em crescimento. No último ano, o abate foi de 1.8 bilhão de aves e desta soma, 67% da produção foi destinada para o mercado interno.

 

Ainda, conforme relatórios divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o brasileiro consumiu 186% mais carne de frango do que carne suína, e 60% mais do que carne bovina.

 

A escolha que o povo brasileiro faz pela carne de frango não está apenas em seu baixo custo, mas em seu sabor e em seus valores nutricionais. O frango está entre as melhores proteínas animais, além de contar com baixo teor de gordura, também é rica em vitaminas e minerais.

 

A carne de frango não é muito calórica e conta com vitamina B3 que é muito importante na luta contra o câncer. A ave também tem vitamina B6, além de ferro, fosforo e tantos outros nutrientes que auxiliam o processo metabólico, bem como boa função cerebral, balanço cardíaco, entre tantos outros benefícios.

 

O frango é um ingrediente bastante versátil, mas como qualquer outro ingrediente deve ser consumido sem exageros e de maneira balanceada. A forma frita, embora deliciosa,  deve ser evitada.