Dia Nacional da Saúde: como a atividade física pode ajudar?

Além dos benefícios corporais, a prática promove longevidade e aumento na produtividade

Uma das principais ferramentas para o cuidado com a saúde é a prática de exercícios físicos, já que, além de ajudar na qualidade de vida, promove longevidade e maior produtividade. Uma prática regular auxilia no funcionamento físico, mental e emocional.

No Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a SELFIT Academias dá dicas de conscientização à população a respeito da importância dos cuidados com a saúde corporal e mental, que inclui a prática de atividade física.

Segundo o educador físico da rede, Jones Santos, pessoas que praticam exercícios têm adiados alguns sintomas do envelhecimento, como problemas ósseos e de locomoção, que atrapalham a realização de atividades básicas, mantendo, assim, a energia do corpo.

Além dos benefícios corporais, a prática libera substâncias como dopamina e serotonina, importantes neurotransmissores que auxiliam o organismo a gerar sensação de bem-estar, satisfação e prazer, além de ajudar no combate à depressão, estresse e ansiedade. Lembrando que é importante a orientação de um profissional da área.

“Um dos exercícios físicos mais procurados é a musculação, que, além de melhorar a postura corporal e o condicionamento cardiorrespiratório, tonificar os músculos, auxiliar na diminuição da quantidade de gordura corporal e aumentar a densidade óssea, auxilia no processo cognitivo, ajudando a pensar com mais clareza, e na capacidade de planejamento”, destaca Jones.

As vantagens na melhora da qualidade de vida são amplas, porém, mesmo com todos os benefícios, é importante aliar exercícios físicos com alimentação saudável para cuidar completamente da saúde, não só neste dia 5 de agosto, como em todos os dias do ano.