Antigomobilismo: uma paixão que atravessa gerações

Divulgação: Instagram Cultura Carburada/Fusca 1975

Com mais de 47 mil seguidores, a ‘Cultura Carburada’ é uma página no Instagram de dois amigos voltada aos entusiastas de carros antigos

Igor Lima, de 23 anos e Marcus Ramos, de 17 anos, são dois jovens universitários que compartilham uma paixão em comum: o antigomobilismo. Foi através dela que os amigos se conheceram e, juntos, mantém a ‘Cultura Carburada’, uma página no Instagram voltada para os fãs de carros antigos.

Público que tem ganhado força nos últimos anos e, aos poucos, conquistado visibilidade e espaço por expressar sua paixão assídua. Os carros antigos são venerados por muitas pessoas que, inclusive, se reúnem em exposições que acontecem periodicamente em vários lugares do país. Segundo Igor Lima, o antigomobilismo vem crescendo de forma abundante nos últimos anos. “A faixa etária de pessoas nesse meio é de 35 a 55 anos e justificada pelo fato de que essas pessoas cresceram com esses carros, e hoje, sentem uma nostalgia quando entram em um carro antigo, além do que é uma categoria que vem atraindo o público jovem”, explica.

Ele conta que sua paixão por esse meio começou quando tinha apenas 1 ano de idade, quando seu pai adquiriu um Ford Jeep 1978 e decidiu restaurá-lo. Um interesse mútuo entre toda a família que atravessou gerações, pois, segundo ele, seu avô também possuía um Fusca. “Em 2014, eu fiz 18 anos e meu pai me deu um Fusca 1975 de presente e foi o carro em que eu aprendi a dirigir”, conta.

Igor Lima relata que a ‘Cultura Carburada’ começou com a união de dois hobbies, a fotografia e o automobilismo. Em 2016, ele criou um espaço específico para compartilhar fotos de carros antigos que encontrava nas ruas. “Com o tempo, percebi que os carros que eu encontrava nos eventos em Brasília se repetiam muito. No início de 2018, o Marcus achou minha página e me enviou algumas fotos que ele tinha. Comecei a postar essas fotos, que eram melhores que as minhas, e comecei a ganhar seguidores do Sul também, já que ele é do Paraná”, declara.

Divulgação: Instagram Cultura Carburada/@culturacarburada

A página possui também informativos, histórias, curiosidades, entre outros conteúdos sobre esse universo. Com seus quase quatro anos de existência, foi realizou um encontro em Anápolis (GO), no aniversário de dois anos da plataforma. “Reunimos cerca de 80 veículos e foi um dia muito legal”, conta, sobre o encontro em Anápolis. Em comemoração aos quatro anos do ‘Cultura Carburada’, outro evento será organizado.

Atualmente, o jovem entusiasta ao automobilismo possui 5 veículos de colecionador. Um Jeep 1978, também herança de seu pai, o Fusca 1975, uma Cherokee 1998 e duas motos: uma lambreta 1976 e uma Yamaha RX 125, ambas em processo de restauração.

“O Marcus vai completar 18 anos no final de 2019 e vai adquirir um Opala no ano que vêm”, informa.

Para conhecer mais sobre a iniciativa, basta pesquisar @culturacarburada no Instagram.

*Artigo em colaboração de Lara Duarte - Acadêmica do 4º período de Jornalismo
 na Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here