Você vale mais do que uma prova

Foto reprodução

Caroline Santana
Caroline Santana é Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Colaboradora do site Na Pauta Online em Goiás

Saída da adolescência para o início da vida adulta sempre é uma fase conturbada e repleta de expectativas. Para a própria pessoa e pais.

Já não bastava tudo isso e aparece o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para te informar que você chegou para um dos inícios da vida educacional, social e principalmente o auge da pessoal. Te cobram, esperam de você, mas lembre-se que o ser humano em si sempre valerá mais do que uma prova. E pode acreditar em mim, a pessoa que fez mais de 10 inscrições para vestibulares, não passei em nenhum, porém ganhei duas bolsas parciais no Exame em diferentes cursos. Uma para Fisioterapia e outra para Jornalismo.

Claro, hoje sou jornalista graduada pelas Faculdades Alves Faria, atualmente UNIALFA. Na época que entrei na instituição foi uma emoção pura, afinal, eu estava realizando meu sonho após tantas tentativas e dificuldades. Orgulho-me de tudo que vivi para chegar onde estou. Ainda não é o topo do mundo porque nunca deixamos de sonhar com conquistas, vitórias, prêmios e mudanças na vida das pessoas (tipo uma heroína) que não salva o próprio texto, mas sempre tem a ilusão de pertencer ao 4º poder ou não.

Vale a pena lembrar também que qualquer curso é importante, não apenas Direito, Medicina ou Engenharia. O mercado não está fácil para nenhuma atribuição. E ele sempre seleciona. Nunca me esquecerei do meu professor que virou orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dizendo: “A partir do momento que você se propõe a fazer um curso superior você precisa se dedicar a ele.” Certamente! Porque as batalhas virão como manter as viagens na carteirinha de ônibus para ir estudar ou conseguir o sit pass estudantil (aqui em Goiânia), as cópias dos textos, a falta de materiais, inclusive instrumentos de trabalho da área e tantas outras coisas que não vou numerá-las.

Cada um viveu algo no Ensino Superior ou vai viver. E muitos também trabalham. Na ocasião eu trabalhava e estudava à noite como a maioria da sala. E não pense que a dedicação aos estudos só fica ali durante 4, 5 anos. O Mestrado e Doutorado te exigirão muito mais. Portanto, tudo tem o seu valor e planejamento. No próximo domingo, 10, diversos (as) candidatos (as) farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Se estudou, desejo uma boa prova. Se não, desejo boa sorte. Mas nunca se esqueça que notas não traduzem sua essência e uma prova é uma prova e basta. Vá encontrar seus amigos e fale de outros assuntos. Saia para comer, ver um filme (inclusive, o tema da redação foi uma baita tema) mesmo muitos não gostando, divirta-se. Se o resultado for positivo de janeiro a março, tudo bem. Se não for, bom também. Não é uma prova que irá te derrubar; apenas fortalecer. E segue o baile, como se diz por aí!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here