Gentilezas que fazem a diferença no dia a dia

Imagem Pixabay

Caroline Santana
Caroline Santana é Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Colaboradora do site Na Pauta Online em Goiás

As ações de gentileza poderiam ser mais comuns no cotidiano, mas as pessoas ao assumirem diversos papéis na sociedade acabam perdendo a sensibilidade. Porém, no dia 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza, pode ser celebrado com as atitudes de alguns profissionais pelo próprio bem-estar e do próximo.

Como costumo lembrar “O que custa ser gentil?” Ao indagar as fontes, muitos associaram a gentileza com solidariedade. O movimento, cuja ano de criação foi 2000 tem o objetivo de criar um ambiente mais gentil. Poderíamos listar muitas atitudes como cumprimentos ao porteiro, motorista de ônibus com um “Bom dia”, abraços no local de trabalho, elogios e tantas outras. Mas quis começar fazendo a diferença e questionando como algumas pessoas proporcionam a mudança no dia de alguém, um comportamento mais feliz e resultados positivos.

Confira abaixo algumas opiniões e reflita se você já coloca a Gentileza como foco da sua rotina:

Guilherme Gonçalves Araújo – Técnico em Enfermagem

“Todos os dias eu busco chegar bem humorado ao meu trabalho. Cumprimentando a todos, querendo fazer do meu work um local mais alegre e descontraído.”

Graziella de Paula S. Ramos – Psicóloga

“Levo os filhos ao portão e desejo boa aula. Falo bom dia, boa tarde e até amanhã aos colegas de trabalho. Além de abraçar os pacientes na entrada e saída dos atendimentos.”

Alan Santos de Oliveira – Professor

“Dou carona ao vigilante noturno do meu condomínio, logo de manhã quando saio para trabalhar e ele sai do trabalho. Também pegam caronas comigo, amigos de trabalho ou de  estudos, sempre que precisam. Geralmente eles sabem que podem contar comigo neste apoio.”

José de Paula Pinto – Padre

“Realizo visita aos doentes e rezo pelos meus irmãos.”

Flávia Apolinário-Designer

“O que eu venho mais sentindo é que falta amor nas pessoas e falta de pessoas que ouvem o que as outras tem a dizer, então, estou ouvindo o que elas têm a dizer através de desabafos.”

Ênia Aparecida de Oliveira Pires – Aposentada

“Tenho um cuidado em rezar por todas as pessoas que amo e são recomendadas. Tenho uma lista que fica no meu oratório para que eu não esqueça de rezar para as pessoas que me pedem.”

Joseminda Teixeira – Autônoma

“Gosto de ser gentil, falar bom dia aos meus amigos e saber como os meus vizinhos estão de saúde. Sou uma pessoa que transmite bondade e alegria. Tento ter sempre um sorriso para levar às pessoas e uma palavra amiga.”

Ana Maria Alves de Mendonça – Nutricionista e consultora

“A correria do dia a dia, às vezes nos faz esquecer de bons e velhos hábitos, mas uma coisa que procuro manter em minha rotina diária é o hábito de procurar tratar o outro como gostaria de ser tratada. Tenho uma equipe de pessoas que trabalham comigo e busco no dia a dia motivá-los sempre, ressaltando os pontos fortes, e o quanto são importantes, independente do que fazem. Cumprimentar a todos independente de cargo, função, também é um hábito diário, um simples sorriso, pode alegrar e muito o dia do outro. Outra coisa que me dá prazer é poder auxiliar alguém que precisa de ajuda em qualquer lugar que trabalho, como procurar visitar o conhecido nos horários que a família não pode estar por perto, procurar informações mais seguras do estado de saúde, como estão evoluindo.”

Suzane Braga – Marketing Digital

“Todos os dias levanto e faço pelo menos 5 minutos de meditação para começar o dia bem. Estou no desafio de 21 dias sem reclamar e quando não consigo tento enxergar o lado positivo daquela situação. Ajudo as pessoas sempre que posso e sigo tentando sempre ser melhor do que ontem.”

Vamos tentar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here