“Lavou tá novo”

Foto: Divulgação
Katia Saules
Katia Saules – Atriz, formada em Artes Cênicas, escritora, critica de artes e colaboradora do site Na Pauta Online – RJ, Esta coluna vai ao ar todas as quartas-feiras.

Uma comédia leve que conta a história de um casal recém-separado, que se encontra por acaso na mesma lavanderia que frequentava quando eram casados.

A ‘lavação de roupa suja’ começa, literalmente. É nítido que ainda se gostam, pois só se briga com quem se gosta, e enquanto as roupas são lavadas, eles repassam a relação, tentando entender no que erraram.

Peças de roupa que são colocadas nas máquinas e os assuntos vão sendo amarrados… Encontros e desencontros, casos mal resolvidos, boas e más lembranças.

Tudo vem à tona em meio à muito sabão em pó. Num cenário simples, composto por apenas duas máquinas de lavar, os atores Luciana Malcher e Joe Ribeiro dão um show de humor e mostram seu talento já conhecido do grande público por suas aparições nas telinhas.

O texto de Wagner Pinto e Alexandre Araujo é divertido e desenha bem a trajetória do casal que embora separado, mostra afinidade até nas diferenças. Luciana e Joe são entrosados e afinados. A química entre os atores é notória e a dinâmica proposta evidencia ainda mais o trabalho de ambos.

O formato encontrado ficou interessante pois a medida que vão contando sua história, lembram por músicas e flashbacks de fases da vida a dois com saudosismo, em momentos que se alteram entre nostalgia e graça.

Os casais se identificam de imediato com as situações ali expostas, principalmente em relação às pequenas brigas e ajustes diários. Mas depois de tanta discussão, um casal pode se reconciliar? Talvez só depois de lavar a roupa suja, juntos, claro! E se for assim… “Lavou, tá novo”. Não tá?