Os Guardiões do Meia Ponte

Foto reprodução

Caroline Santana
Caroline Santana é Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Colaboradora do site Na Pauta Online em Goiás

Cuidar do meio ambiente é fundamental. E os Guardiões do Meia Ponte se preocupam em preservá-lo. Por isso, no próximo sábado (30), o grupo reunirá sociedade, empresas e governo para uma ação de plantio de mudas às margens do Córrego Caveirinha, das 08h às 12h. Organizado em março deste ano, a primeira ação prática do grupo foi um mutirão de limpeza na Vila Monticelli recolhendo 3,7 toneladas de resíduos no trabalho conjunto de 120 pessoas.

A programação se inicia às 08h com credenciamento e café da manhã. Logo após terá alongamento, o plantio de mudas e sementes e uma roda de encerramento. O objetivo do grupo é reflorestar um trecho próximo ao rio Meia Ponte já que sem floresta, não tem água, e ele é o responsável pelo abastecimento de 4 milhões de pessoas. Os organizadores convidam a todos para participarem e indicam o uso de tênis ou sapato fechado, além de cuidados como óculos de sol, protetor solar, repelentes, cangas e a utilização de camiseta de manga comprida, boné ou chapéu.

Serão plantadas aproximadamente 1000 mudas de espécies nativas do cerrado. “São espécies como sangra d’água, jenipapo, jatobá, ipê, mutamba, entre outras,” explica um dos primeiros participantes dos Guardiões, Ernesto Augustus Renovato Araújo. Ele ainda conta que o grupo surgiu após convite de lideranças e moradores do setor Norte de Goiânia. “Chegou-se a conclusão que os esforços deveriam ser canalizados para a criação de uma rede de atores sociais que tivessem como propósito a recuperação do rio Meia Ponte e assim nasceu o Guardiões do Meia Ponte. Ao todo já realizamos cinco (5) reuniões de planejamento que culminaram em nossa primeira ação prática que foi a limpeza das margens do Meia Ponte,” ressalta.

Outro membro do grupo, Eduardo Nozella acredita que essa reunião de pessoas é uma articulação para que juntos possam recuperar o rio. Para quem deseja participar da ação, basta entrar em contato com o Ernesto Augustus pelo telefone: (62) 99138-0789 ou e-mail: meiaponteguardioes@gmail.com.