Ainda da tempo…A Magia do Natal Luz de Gramado, um dos maiores eventos do Brasil!

- Anúncio -
Paula de Abreu
Paula de Abreu – Editora de moda, designer, fashionista formada pela Polimoda Firenze e colaboradora do site Na Pauta Online.

Nesse período, Gramado fica ainda mais alegre, toda iluminada para o Natal e com uma atmosfera contagiante. Além da iluminação e da decoração natalina que ganha as ruas da cidade, acontecem vários shows, musicais e espetáculos que trazem à tona a magia de uma das datas mais celebradas pelos brasileiros. As atrações do Natal Luz são conhecidas em todo o país e a cada ano se renovam e recebem algum diferencial. Adultos, crianças e muitas famílias se reúnem para assistir ao Natal Luz, período de maior movimento na cidade!

Todos os anos, começa e termina em datas diferentes, geralmente se inicia no final de outubro e vai até meados do mês de janeiro. Ao longo de todo esse período, são realizadas dezenas de apresentações teatrais e musicais de acordo com um calendário pré-definido. Existem as atrações públicas e gratuitas, que geralmente acontecem em locais abertos, e há as atrações mais elaboradas que são reservadas ao público pagante. Gramado é um lugar bem diferente de outras cidades do Brasil, sua estrutura turística é muito boa e seus eventos costumam ser bem organizados.

Aqui algumas das principais atrações, elas podem sofrer alterações anualmente, mas que a “base” dos espetáculos costuma ser a mesma. 

Atrações gratuitas

(Kent Phillips, photographer)

O Acendimento das luzes é o momento em que as luzes da cidade se iluminam harmonicamente. Esse evento acontece diariamente no mesmo horário. Um pequeno show é realizado no Palácio dos Festivais e, em seguida, as luzes da cidade acendem. 

A Árvore Cantante é uma apresentação na Rua Coberta em que um coral canta músicas natalinas e fica posicionado tal qual uma árvore de Natal. A apresentação é linda!  

Decoração de Natal nas ruas, todos os anos, a decoração surpreende aos visitantes. Passagens obrigatórias com uma iluminação especial: Av. Borges de Medeiros, Rua Coberta, Igreja São Pedro, Praça Major Nicoletti e Praça das Etnias.

Localizada próximo da Expogramado, a Vila de Natal é uma estrutura que reúne artesanato de artistas locais, a Vila do Papai Noel (onde as crianças encontram e podem tirar foto com o bom velhinho) e uma área em que acontecem apresentações teatrais gratuitas.

A Parada de Natal

É um cortejo com personagens natalinos que passa pelo centro de Gramado. O evento é divertido e bacana para tirar fotos.

Espetáculos pagos

Eu sou Maria (Nativitaten), este espetáculo teatral e musical que acontece em um palco ao ar livre montado no Lago Joaquina Rita Bier conta a história de Maria como a escolhida para ser a mãe de Jesus. É um espetáculo com uma enorme estrutura, grande quantidade de atores e artifícios visuais espetaculares. Certamente uma das atrações mais emocionantes do Natal Luz há um pequeno pedaço ao redor do lago de onde se pode ver o espetáculo sem pagar, mas a vista não é das melhores e o espaço é disputado! Se quiser ver o show dali é preciso chegar cedo.

Grande Desfile de Natal

Essa atração muito alegre e animada é como uma parada com carros alegóricos e personagens que fazem parte do Natal. Antigamente, esse show acontecia em um local aberto, mas foi levado ao Expogramado, que fica fechado e não sofre com as chuvas. 

Natal Pelo Mundo o espetáculo conta a história da menina Sophia e de sua relação com a celebração do Natal pelo mundo. Ele acontece na Expogramado.

Natal Mágico com Kronnus

Espetáculo de magia no qual o mágico Kronnus, um dos mais conhecidos do Brasil, realiza mágicas e deixa o público curioso com suas técnicas. O show acontece no Palácio dos Festivais.

Dicas:

Lembre-se de que algumas das atrações acontecem ao ar livre. Prepare-se para dias chuvosos! ter uma capa de chuva é uma boa ideia .

Os ingressos do Natal Luz têm seção e área pré-definidas, mas as cadeiras não são marcadas uma a uma, por isso, chegue cedo aos shows para garantir um bom lugar. 

Nos minutos anteriores aos eventos do Natal Luz, o trânsito em Gramado pode ficar lento. Não saia para os shows em cima da hora, chegar um pouco mais cedo para estacionar de maneira mais fácil. 

Para mais informações sobre os shows atualizados do Natal Luz, venda de ingressos e outras informações, consulte o site do Natal Luz.

Onde ficar…

Em Gramado, o hotel Cercano, a um minuto a pé da Rua Coberta, oferece uma excelente localização, assim como o Casa da Montanha, considerado um dos melhores da cidade, e a pousada Bella Terra, que tem um bom custo-benefício. Nas proximidades da Av. Borges de Medeiros fica o Hotel Ritta Hoppner, um dos mais antigos da cidade e que tem ótimos chalés, e o Hotel Alpestre, que é bastante indicado para famílias. O Hotel Sky oferece bom custo e o Bavaria Sport Hotel tem piscina e quadras de esporte. 

Para pagar diárias mais baratas, Canela é o lugar mais indicado. A cidade tem vários hotéis e, por ser menos badalada, sai mais em conta. Canela é mais tranquila e tem também seus atrativos; se você está de carro, ir a Gramado é moleza, são apenas 7 km entre as duas cidades! Em Canela, duas sugestões de acomodação são as pousadas Perfume de Canela, que tem boa localização e fica em um lugar bem silencioso, e a Doce Canela.

Sessão pipoca…

Aquaman

Nacionalidade: EUA
Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia
Ano de produção: 2018
Estréia: 13 de dezembro de 2018 (Brasil)
Classificação: 14 anos
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Nicole Kidman
Figurino: Kym Barrett, Nicanor Mendoza III
Direção: James Wan
Filho do humano Tom Curry (Temuera Morrison) com a atlante Atlanna (Nicole Kidman), Arthur Curry (Jason Momoa) cresce com a vivência de um humano e as capacidades metahumanas de um atlante. Quando seu irmão Orm (Patrick Wilson) deseja se tornar o Mestre dos Oceanos, subjugando os demais reinos aquáticos para que possa atacar a superfície, cabe a Arthur a tarefa de impedir a guerra iminente. Para tanto, ele recebe a ajuda de Mera (Amber Heard), princesa de um dos reinos, e o apoio de Vulko (Willem Dafoe), que o treinou secretamente desde a adolescência.

Colette

Nacionalidades: EUA, Reino Unido
Gêneros: Drama, Biografia
Ano de produção: 2018
Estréia: 13 de dezembro de 2018 (Brasil)
Classificação: 14 anos
Elenco: Keira Knightley, Fiona Shaw, Dominic West, Robert Pugh, Arabella Weir
Figurino: Andrea Flesch
Direção: Wash Westmoreland
Colette (Keira Knightley) é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo e com o seu parceiro que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura.

Intimidade entre Estranhos

Nacionalidade: Brasil
Gênero: Drama
Ano de produção: 2018
Estréia: 13 de dezembro de 2018 (Brasil)
Classificação: 14 anos
Elenco: Milhem Cortaz, Gabriel Contente, José Dumont, Giovanna Lancellotti, Rafaela Mandelli
Figurino: Tica Bertani
Direção: José Alvarenga Jr.
Maria (Rafaela Mandelli) acaba de se mudar para o Rio de Janeiro, com o objetivo de acompanhar Pedro (Milhem Cortaz), seu namorado, que será um dos protagonistas de uma minissérie bíblica sobre Noé. Por mais que seja carioca, o retorno da cidade não a agrada devido às lembranças que tem com o pai, já falecido. O casal se muda para um prédio cujo síndico é o jovem Horácio (Gabriel Contente), que é bem rigoroso com as regras do local. De início Maria bate de frente com ele, mas aos poucos se aproxima ao vizinho.

Torta gelada de nozes para ceia de Natal

O Natal já está chegando e junto com ele vem as altas temperaturas do verão. Na hora da sobremesa, nada melhor do que investir em uma sobremesa bem gelada e refrescante. Ela é uma deliciosa torta de sorvete de nozes, doce de ovos, mousse de chocolate e creme de chocolate com nozes. Ufa! Com essa combinação de sabores, não tem como ficar ruim, pode parecer trabalhosa (e é kkk) mas garanto que vale muito a pena.

Ingredientes

  • Sorvete de nozes (caso não queria fazer pode comprar os artesanais em sorveterias fica mais gostoso que os de caixa)
  • 400ml de leite integral
  • 1 caixa de leite condensado
  • 4 ovos
  • 1 caixa de creme de leite
  • 60g de açúcar
  • 100g de nozes

Recheio de doce de ovos

  • 12 gemas
  • 500ml de água
  • 300g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Recheio de creme de chocolate com nozes
  • 3 claras
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 50g de açúcar
  • 100g de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de nozes trituradas

Cobertura de mousse de chocolate

  • 6 ovos
  • 90g de açúcar
  • 200g de chocolate meio amargo em barra
  • 1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo do sorvete de nozes

  • Leve ao fogo o leite, as gemas, as nozes e o leite condensado.
  • Mexa até adquirir consistência. Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Coloque o creme de leite e as claras batidas com o açúcar.
  • Despeje o conteúdo até a metade da forma e coloque no freezer.
  • Deixe por três horas. Após esse período, retire a forma e coloque os recheios.

Recheio de doce de ovos

  • Leve ao fogo a água com o açúcar.
  • Faça uma calda rala. Deixe amornar e acrescente as gemas passadas na peneira.
  • Retorne ao fogo mexendo até adquirir consistência. Retire e coloque a manteiga e a essência de baunilha.
  • Deixe esfriar para depois colocar em cima do sorvete.

Recheio de creme de chocolate com nozes

  • Bata as claras com o açúcar.
  • Acrescente as nozes trituradas, o cacau e o creme de leite.
  • Distribua este suflê sobre o doce de ovos. Retorne ao freezer por mais uma hora.

Cobertura de mousse de chocolate

  • Bata as gemas com o açúcar, derreta o chocolate meio amargo e misture as gemas.
  • Acrescente o creme de leite e, por último, as claras batidas em neve.
  • Distribua sobre o recheio e retorne ao freezer por mais oito horas.
  • Depois de pronto, enfeite com o restante das nozes.
- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here