Fernando de Noronha tem praias quase intocadas e regula a entrada de turistas para sua preservação

- Anúncio -
Paula de Abreu
Paula de Abreu – Editora de moda, designer, fashionista formada pela Polimoda Firenze e colaboradora do site Na Pauta Online – SP

Águas cristalinas, recortes sensuais, pedras, morros, mata os ingredientes são todos da melhor qualidade, e foram misturados por alguém que claramente entende desse negócio de fazer praia bonita. Embaixo d’água, você cruza com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme. Apenas 700 forasteiros são permitidos na ilha a cada noite. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder.

São lugares para desconectar um pouco da agitação da vida real. Lá acontece o projeto “Casa Neuronha”, que visa ajudar jovens e moradores de Fernando de Noronha com doações e dinâmicas. Participam do projeto personalidades como Paulinho Vilhena, Léo Picon entre outros.

Pode acreditar em tudo o que você ouviu e viu sobre as belezas de Fernando de Noronha, não exageraram nas descrições, e as fotos que saem publicadas nas revistas não são produto de uma escolha meticulosa de ângulos favoráveis. De frente para o mar, todos os ângulos de Noronha são favoráveis.

Quando ir

A época mais seca se estende de agosto a fevereiro; as chuvas ocorrem entre março a julho. Na baixa temporada, abril, maio e junho são os meses em que a ilha está mais vazia (e é possível negociar descontos nas pousadas).

Mais do que se preocupar com as chuvas, vale ficar atento às condições do mar. De abril a setembro, o Mar de Dentro (litoral voltado para o Brasil) tem as melhores condições de mergulho.

Ou seja: os melhores meses para pegar sol e mar piscininha são agosto e setembro.

Agora, se o seu negócio é surfar, deixe pra ir entre dezembro e março, quando o swell cria ondas perfeitas na Cacimba do Padre, onde ficam as famosas pedras gêmeas conhecidas como Dois Irmãos. O Réveillon é o mais caro do Brasil, venha se quiser fazer festa e ver surf.

Como chegar

Há vôos diários do Recife, pela Gol (Boeing 737-700) e pela Azul (turbo-hélice ATR 72), e de Natal, apenas pela Azul (com ATR 72). Todo visitante deve pagar a taxa de preservação, que pode ser quitada com antecedência, emitindo o boleto pela internet. No desembarque haverá duas filas: uma para quem vai pagar na hora, outra para quem já pagou. (Há uma segunda taxa a ser paga na ilha, válida para entrar nas áreas do parque nacional marinho.)

O melhor é combinar o traslado com a sua pousada (ou, se for alugar um bugue, já pegar o bugue na chegada). Alguns trânsfers incluídos em pacotes fazem você perder a tarde numa “palestra de introdução” (desculpa para vender passeios antecipadamente) e na distribuição entre as pousadinhas pela ilha inteira.

Onde ficar

Há três núcleos principais. A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Além de concentrar a vida noturna, tem a praia do Cachorro, está a dez minutos de caminhada da Conceição.

A Vila Floresta Nova fica à altura da Vila dos Remédios, mas do outro lado da estrada. A Vila do Trinta se situa mais adiante, na direção do porto, e é menos conveniente para curtir a noite no centrinho. A melhor notícia de hospedagem em Noronha é o surgimento de um nicho de pousadas transadinhas na faixa de R$ 400 a diária. Tem também as pousadas top, como Pousada Zé Maria, Pousada Maria Bonita entre outras.

O que fazer

A maioria dos visitantes tira o primeiro dia para fazer um ilha-tour. Eu acho que é um dia perdido, você fica sabendo qual é o melhor momento para ir a cada praia. Todo mundo também faz um passeio de barco pelo Mar de Dentro, do porto até o Sancho; com sorte, golfinhos vão acompanhar o barco em algum momento.

Se você não mergulha, pode fazer seu batismo (primeiro mergulho de cilindro, acompanhado por instrutor). Pode também fazer um mergulho de plana-sub (de snorkel, apoiado numa prancha, na carona de um barco). Se não quiser se molhar, pode ver peixinhos no chão de vidro da Navi, uma embarcação de design futurista.

A nova atração da ilha é a captura de tartaruga que acontece duas vezes por semana na praia do Sueste. Informe-se sobre os horários na sua pousada.

O melhor fim de tarde é na Praia da Conceição

À noite, não perca as palestras gratuitas do Projeto Tamar, na Vila do Boldró (a palestra-show do compositor Ju Medeiros  imperdível). Depois sempre tem algum evento: forró ou maracatu no Bar do Cachorro, roda de samba n’O Pico, festival no Zé Maria…

#BoasFeriasEmNoronha

Sessão pipoca estreias:

A Nossa Espera

Data de lançamento 3 de janeiro de 2019

Direção: Guillaume Senez

Elenco: Romain Duris, Laure Calamy, Laetitia Dosch mais

Gênero Drama

Nacionalidades França, Bélgica

Sinopse

Não recomendado para menores de 12 anos

Olivier (Romain Duris) é o politizado funcionário de uma fábrica, onde volta e meia bate de frente com seus superiores para defender os colegas de trabalho. Um dia, ele é surpreendido com o súbito desaparecimento de sua esposa, Laura (Lucie Debay). Sem saber o que aconteceu nem para onde ela foi, Olivier precisa conciliar o trabalho com a criação de seus dois filhos, Elliot (Basile Grunberger) e Rose (Lena Girard Voss)

Lizzie

Data de lançamento 3 de janeiro de 2019

Direção: Craig Macneill

Elenco: Chloë Sevigny, Kristen Stewart, Kim Dickens mais

Gêneros Suspense, Drama

Nacionalidade EUA

Sinopse

Não recomendado para menores de 16 anos

1892, em plena Era Vitoriana. Lizzie Borden (Chloë Sevigny) é uma mulher solteira que ainda vive sob a rigidez de seu pai, Andrew (Jamey Sheridan), por mais que tenha atitudes consideradas ousadas para a época. Tal situação vive provocando atritos entre pai e filha, ampliados pelo frágil estado de saúde dela. Menosprezada como filha e como mulher, Lizzie aos poucos se aproxima de Bridget Sullivan (Kristen Stewart), uma jovem criada que trabalha há pouco tempo para a família.

Meu Querido Filho 

Data de lançamento 3 de janeiro de 2019

Direção: Mohamed Ben Attia

Elenco: Mohamed Dhrif, Mouna Mejri, Zakaria Ben Ayyed mais

Gênero Drama

Nacionalidades Tunísia, Bélgica, França

Sinopse

Não recomendado para menores de 12 anos

Riadh (Mohamed Dhrif) está prestes a se aposentar como motorista no porto de Túnis. Com Nazli (Mouna Mejri), ele forma um casal unido em torno de seu único filho, Sami (Zakaria Ben Ayyed). As repetidas enxaquecas dele preocupam seus pais e no momento em que Riadh acha que seu filho está melhor, ele desaparece.

WiFi Ralph – Quebrando a Internet 

Data de lançamento 3 de janeiro de 2019

Direção: Rich Moore, Phil Johnston

Elenco: Flora Paulita, John C. Reilly, Sarah Silverman mais

Gênero Animação

Nacionalidade EUA

A partir de 6 anos

Sinopse

Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos “cidadãos da Internet” e de Yess, a alma por trás do “Buzzztube”, um famoso website que dita tendências.

Dragon Ball Super Broly 

Data de lançamento 3 de janeiro de 2019

Direção: Tatsuya Nagamine

Elenco: Wendel Bezerra, Alfredo Rollo, Dado Monteiro mais

Gêneros Ação, Animação, Aventura

A partir de 9 anos

Sinopse

Nacionalidade Japão

Apesar da Terra estar em um período de calmaria, Goku se recusa a parar de treinar constantemente – ele quer estar pronto para quando uma nova ameaça surgir. O que ele não imaginava era que seu novo inimigo seria Broly, um poderoso super saiyajin sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.

Torta gelada

Essa sobremesa e fácil, perfeita para refrescar e muito verão, vale a pena experimentar.

Ingredientes

  • 12 gemas
  • 500 g de manteiga sem sal
  • 500 g de chantilly
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopra de chocolate
  • Nozes ou castanhas-do-pará moídas a gosto
  • 500 g de bolacha champanhe
  • Vinho branco meio seco de boa qualidade ou vinho do porto

Modo de preparo

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme branco

Acrescente as gemas

Divida este creme em duas partes e, em uma delas acrescente o chocolate

Forre um pirex grande e fundo com metade das bolachas e regue com o vinho

Espalhe o creme amarelo e por cima o chantilly e as nozes ou castanhas moídas

Repita a operação, agora com o creme de chocolate, cobrindo com o chantilly e as nozes

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here