Trump: pronuncionamento nacional nesta terça-feira

95
- Anúncio -
Paula Tooths
Paula Tooths – Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de quatro títulos publicados no Reino Unido e repórter do Na Pauta Online – USA

O presidente dos EUA vai fazer um anúncio televisivo, diretamente da Casa Branca, na noite desta terça-feira, sobre a situação na fronteira dos Estados Unidos com o México.

O anúncio foi feito no Twitter na noite de segunda-feira: “Tenho o prazer de informar que vou fazer um anúncio à nação sobre a Crise Humanitária e de Segurança Nacional na nossa Fronteira do Sul. Terça-feira à noite, às 21h (E)”.

O seu conteúdo ainda não é conhecido, mas, tendo em conta, o tema anunciado, pode ter um de três desfechos: ou uma explicação da posição do Presidente sobre este assunto; um recuo ao que tem defendido até agora ou um pulo ao extremo de posições declarando estado de emergência na fronteira — o que lhe permitiria ordenar diretamente o uso de fundos na construção de um muro.

O anúncio apareceu durante uma crise nas negociações com os democratas sobre o orçamento do Estado, que têm mantido os serviços federais paralizados, sendo o principal problema a exigência de Trump de garantir 5,6 bilhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México.

Se o Presidente e os democratas não chegarem a um acordo sobre a questão do muro até à próxima sexta-feira, esta paralização, esta será a mais longa da História dos Estados Unidos, batendo o recorde de 21 dias, registado entre 1995 e 1996, quando Bill Clinton era Presidente. Se tal acontecer, cerca de 800 mil funcionários do Estado voltarão a não receber salários.

Ja quanto hoje a noite….. Muitos dos veiculos de comunicação norte-americanos recusaram-se a cobrir o pronunciamento.

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here