Vou andando e seguindo um exemplo! Apenas um!

Estevão Alves
Estevão Alves é um cidadão do mundo, pensador, libertário, resolvido com Deus! Hoje, radicado em Amsterdam e Colaborador do site Na Pauta Online – NL

Minha vida anda a cada dia em passos compassados a uma direção que apenas eu sei qual é, que apenas eu acredito que seja o caminho traçado a ser a minha rota! Aquela rota que todo mundo tem diante de suas próprias escolhas, aquela certeza de que andamos dentro de uma estrada criada para te levar a algum lugar…

Vários caminhos são traçados aos que apenas existem!

Existem muitos passos já dados por outros e estão sendo seguidos, são rock stars, desportistas, filósofos, e agora esta na moda seguir homens que discursam mentiras e promessas, esta na moda seguir políticos como se fossem faraós! Deuses! Donos de todas as verdades, homens que manipulam pensamentos! Homens que muitos acreditam serem os Messias de um mundo moderno!

O que não entendo é que basicamente dentro da filosofia, da religião, da história… Mostram que seguir homens como nós é burrice! E tragicamente conseqüências virão!

Como disse Walter Lippmann:

“Quando todo mundo esta pensando a mesma coisa é porque ninguém esta pensando”!

O que vejo acontecendo é exatamente isso, no meu diário eu posso eternizar meus pensamentos! E dai entro num transe! Devo agir como eu penso, ou devo seguir idéias prontas para agradar quem anda a minha volta?

Devo me destacar ou ser apenas mais um? Pensar ou deixar que pensem por mim? Ser o peixe ou o pescador!

Ou como disse o filósofo inglês Thomas Hobbes:

“O homem é o lobo do homem”!

Devo ser um cristão ou seguir um político que colocou Deus na segunda frase em seus discursos quando enaltece torturadores, pedófilos ou um que em seu discurso disse ser o mais honesto dos homens?

Devo me calar para não assustar? Ou devo me afastar para poder falar? Porque escutar, eu escuto! E são tantas bobagens, sacanagens e perversões!

Vejo fatos! Vejo ministros dando um passo à frente e dois para trás! Vejo os filhos comandando os pais, ou posso dizer; o País? Vejo indícios de milícias, indícios de fraudes, indícios de corrupção dentro da família do incorruptível!

Devo me misturar?

Eu tinha escrito outro texto falando em gentileza e coisas boas, mas um acontecimento me chamou a atenção! Não foi o email do ministro colombiano da educação brasileira, nem falas sem sentido da ministra dos direitos humanos onde para ela os direitos são dos manos, nem do filosofo guru que não tem formação acadêmica em filosofia, nem quero falar do Queiroz…

A morte de um guri de 7 anos, a meningite o levou! Esse foi o acontecido que me fez refletir sobre tudo isso…

Mas todos os dias morrem crianças pelo mundo, mas nesse caso a atenção foi dada por lados opostos com idéias iguais, e um show proposital, um palanque eleitoral. De um lado pessoas que defendem a vida desejando a morte de quem se alegraram com a morte do garoto, pois ele é neto de um homem importante! “Do mais honesto da Terra”!

O neto do Lula morreu, e muita gente, muita gente mesmo (Não foram milhares de mensagens, foram muitas comparando que deveria ser Zero!) correu para suas redes sociais para mostrar contentamento! Pessoas afirmando que isso era Deus agindo, se vingando! Li escritos de gente feliz pela morte de um garoto de 7 anos! Todas essas pessoas que fizeram isso são apoiadores assumidos de políticos intitulados Extrema Direita do Brasil, pessoas que levantam a bandeira de “Cidadão de bem”. Repito! Todos os loucos que se alegraram com a morte de um garoto de 7 anos vencido por uma triste e fatal doença, votaram, apoiaram e se sentem semelhantes ao novo Brasil! São os chamados, “digital influencer”, o cara fala o que quer, sem nenhuma ideia do que seria ética! Ou educação no mínimo! E milhares seguem! E quando um desses caras, ou mulheres faz uma aberração destas, quem omite? Quem se acovarda e se levanta contra sendo uma seguidora, ou seguidor?

Como posso me misturar? Estou aprendendo a andar, ir! Estou aprendendo a ir, cumprir uma ordem!

Mesmo sabendo que muitos que apoiam essa ideia comprada a custo de regressão não estão alegres, e muitos até se solidarizaram com o ex-presidente! A maioria se calou! Mas apenas se calou!

Mesmo tendo vividos através de um ódio que passou de obsessivo faz tempo! Nos últimos tempos! A grande maioria começou a entender, que isso tudo não faz sentido algum! Lutaram numa guerra onde ninguém ganhou, se o resultado fosse diferente ninguém teria ganho também! O reflexo do caos vem de todos os lados! Tudo composto de mentiras! Provadas como mentiras que viram piadas no Instagram! Frases polêmicas digitalizadas para o mundo inteiro ver a sua própria estupidez ao seguir a aberração!

Mas como podem eles se misturarem? Eu não posso!

Não posso e nem me permito! Como já disse em piadas e hoje digo com total seriedade! “Minha religião não permite”! Mas também não posso me misturar ao outro lado que dentro de sua hipocrisia transformou a morte do guri em palanque eleitoral, pedem a soltura de um preso com gritos de ódio, e usam do mesmo ódio do outro lado!

Eu não vou me misturar, não vou me juntar a lados tão loucos, e vou ser chamado de covarde, loucos dizem que não posso estar em cima do muro! Que devo, que sou obrigado a escolher um lado de uma luta que não é minha!

Tão limitados são estes pequenos pensadores de pensamentos já pensados por outros!

Não conseguem enxergar que o muro entre eles é imaginário, e que eu já vivo do lado verde da cerca! Da paz, do amor, da sabedoria… Não que eu seja a própria paz em pessoa, ou que amo todo mundo, e muito menos que sei mais que alguém!

Mas piso na grama verde, vivo dentro da confiança! Vivo dentro da certeza que a verdade é muito além de uma opinião ou de uma simples visão!

Vivo analisando meus passos, contando minhas histórias, tentando caminhar reto!

Vivo querendo mudar o meu redor, querendo melhorar o meu redor!

Mas poderia está morrendo ao desejar vingança, ao desejar morte, ao afirmar que Deus é Mal…

Vivo sem sentir, vivo dentro do verbo! Mas me vejo vivendo entre analfabetos!

Vejo a crise entre os carnavais! E neste carnaval vou fantasiado de Bolsonaro nos debates!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here