Taxa de desemprego chega a 12,4% atingindo mais de 13 milhões pessoas no país

*Por Sheila Queiroz – Jornalista, administradora de empresas com MBA em Mkt e propaganda, Coach e colaboradora do site Na Pauta Online – GO.

A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 12,4% no primeiro trimestre de 2019. Apesar da alta em relação ao trimestre anterior, a taxa é menor do que a que foi registrada no mesmo período de 2018, que ficou em 12,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua.

O número de desocupados atingiu a marca de 13,1 milhões de pessoas em fevereiro. Número 7,3% maior do que ao trimestre anterior, de 12,2 milhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro recorde foi o número de desalentados, que são as pessoas que desistiram de procurar trabalho. Em fevereiro, os desalentados somavam 4,9 milhões de pessoas, 275 mil pessoas em um ano.

Segundo o instituto, o mercado foi afetado diretamente por conta da dispensa de funcionários temporários contratados para as festas de fim de ano.