Como manter a saúde Bucal na Páscoa

Imagem reprodução Super Abril
Samya Rocha
Por Samya Rocha, cirurgiã dentista, especialista em consultoria para implantação e gestão de consultórios odontológicos e colaboradora do site Na Pauta Online.

Com a aproximação da Páscoa, sabemos que há aumento no consumo de chocolates tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Nesta época, é preciso reforçar os cuidados com a higiene oral. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os riscos do consumo exagerado de açúcar sem os devidos cuidados com a saúde bucal.

Para Manter a saúde bucal, alguns cuidados devem ser seguidos:

– Escolha um horário específico para comer chocolate e escove os dentes logo em seguida. Evite comer chocolates ou doces antes de dormir. Nosso fluxo salivar diminui enquanto estamos dormindo. O fluxo salivar tem a função de neutralizar a acidez bucal através de lavagem superficial dos dentes.

-Beba muita água. A água estimula a produção de saliva.

– Opte em escolher chocolates meio amargo. A concentração de cacau é maior neste tipo de doce e a adição de açúcar é menor relacionado a outros chocolates.

– Após a ingestão de doces, faça a higienização o mais breve possível. Em apenas 15 minutos a placa bacteriana começa a agir na cavidade oral, especialmente ao consumir produtos ricos em Açúcar.

– Quem usa aparelho deve prestar ainda mais atenção na hora de escolher o chocolate, dando prioridade aos tipos sem recheios moles – para que não acabem grudando na estrutura do aparelho.

– Empregue técnicas corretas de escovação dental, utilize fio dental para tirar quaisquer resquícios que a escova não alcança e use enxaguante bucal.

– Visite o seu dentista a cada 6 meses para uma limpeza mais profunda.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here