Empoderamento feminino, você sabe realmente o que é?

Imagem reprodução - Ombrelo
Ana Paula Rodrigues
Ana Paula Rodrigues, é Coach Eleitoral de mulheres, especialista em Direito Eleitoral, especialista em Direito do Trabalho, Palestrante em inclusão feminina na política e colaboradora do site Na Pauta Online – DF

Na coluna desta semana vamos tratar de um conceito de suma importância ao vocabulário feminino e que nos fará entender a sua grandiosidade.
Trata-se do termo “EMPODERAMENTO FEMININO”, que consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos

Depois de resistirmos a inúmeras dificuldades e atravessarmos colossais barreiras preenchendo, aos poucos, um espaço que antes era dominado apenas por homens, construímos, paulatinamente um signo de força e resistência. O conceito: “Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros”.

Busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher, muito embora a prática do empoderamento feminino não deva ser apenas das mulheres, visto que os homens também devem se conscientizar e apoiá-las para que haja de fato uma igualdade de gêneros, uma luta conjunta de ambos os sexos onde o foco deva ser uma construção sólida de nossas lutas, para que se robusteçam ainda mais nas futuras gerações, a fim de que não exista mais uma disparidade tão grande entre os direitos de homens e mulheres.

Assim, empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres e de homens.

Trabalhar em prol do empoderamento feminino significa engrandecer o processo de evolução da sociedade como um todo! Vamos desmistificar a ideia de que “Empoderar”, dar poder a mulher, é dar condições para que elas dominem os homens, vez que este empoderamento está diretamente associado a uma sociedade mais justa, menos preconceituosa e que não precisa do domínio de um sobre o outro, mas da solidariedade de um, com todos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here