5 destinos para ficar tranquilo no Reinado de Momo

Domingos Martins - Jeferson Jess

Os avessos ao confete e à serpentina podem não simpatizar com Rei Momo, mas não têm como não gostar do feriado de Carnaval. Afinal, eis a desculpa perfeita para pôr o pé na estrada, viajar para um lugar bonito e relaxante, e recarregar as energias.

Se você é parte do grupo que não gosta de festa, vai curtir a nossa lista de 5 lugares para fugir do Carnaval, no Brasil e nos países vizinhos. Então escolha o seu destino, faça as suas malas, e embarque com a gente neste feriadão!

Domingos Martins – ES

Domingos Martins fica na serra capixaba, a pouco mais de 40 km da capital Vitória, e é um dos melhores lugares para fugir do carnaval no estado. A cidade possui uma paisagem natural de babar, misturada com um clima que lembra a Europa, e é um convite para dias tranquilos e agradáveis. É uma boa opção para quem quer relaxar, e se refrescar do calor em uma das lindas piscinas naturais da Cascata do Galo.

Além disso, quem gosta de esportes pode ativar a adrenalina com rapel, rafting ou bóia-cross no Parque Estadual da Pedra Azul, o principal cartão-postal da cidade; ou até passear de trem até as vizinhas Viana, Marechal Floriano e Araguaia, em meio a Serra do Mar. E não deixe de provar o biscoitinho crispim ou tomar um licor de jenipapo em um dos bares/restaurantes com forte influência dos imigrantes italianos e alemães que passaram pela região.

Serra da Canastra – MG

Serra da Canastra – Foto: Secult – MG

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um paraíso para quem quer um Carnaval tranquilo, aproveitando o feriado perto da natureza e longe da agitação da cidade grande. Entre as atrações do parque, recomendamos a Cachoeira Casca D’Anta, a mais alta queda d’água do rio São Francisco, com 186 metros de altura. O local também possui uma infinidade de trilhas, e possibilidades de passeios, incluindo um safari fotográfico para ver de perto animais locais como tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

Penedo – RJ

Foto: Nange Sá

Quando falamos em Carnaval, o Rio de Janeiro é um dos primeiros lugares que vem à cabeça. É verdade que a capital carioca é famosa pela folia, mas o estado também tem destinos tranquilos que podem agradar – e muito! – quem quer fugir do Carnaval. Um desses destinos é Penedo, que fica na Serra da Mantiqueira, a 170 km da capital. Este distrito da cidade de Itatiaia é conhecido como a Pequena Finlândia, por ter surgido a partir da chegada de imigrantes finlandeses.

A natureza é uma das maiores atrações de Penedo. A Cachoeira de Deus é um queda d’água de 15 metros, com acesso por uma trilha bem leve. Também é possível fazer passeios de cavalo e percorrer outras trilhas do Parque Nacional de Itatiaia. À noite, o melhor programa é aproveitar alguns dos restaurantes do distrito, e comer um chocolate das lojinhas locais de sobremesa.

Punta del Diablo – URU

Foto: Juliana Xavier

O que seria apenas uma pacata vila de pescadores, no nordeste do Uruguai, virou um dos lugares para fugir do carnaval preferido dos brasileiros. O motivo do sucesso de Punta del Diablo? Um clima descontraído e belas paisagens, com direito a muitas praias! A mais famosa é a Playa de la Viuda, com mar aberto e ótimas ondas para os surfistas.

Se você quer tranquilidade neste carnaval, este é o destino perfeito para ficar até tarde na areia admirando o lindo pôr do sol entre os barquinhos de pesca na Playa del Rivero e na Playa de los Pescadores. A infraestrutura turística por lá nem se compara a outra “punta” uruguaia mais famosa (Punta del Este), mas há simpáticas opções de pousadas, restaurantes, barzinhos (os “boliches”) para garantir o conforto e a diversão de quem quer um carnaval tranquilo.

Mendoza – ARG

Mendonza – Foto: Clos de Los Siete

Que tal passar o Carnaval num cenário em meio à montanha mais alta do planeta fora da Ásia? Mendoza, na Argentina, auto-intitulada “Terra do Sol e do Bom Vinho”, reúne atrações tanto para os gourmets quanto para os aventureiros. A região é o maior centro viticultor da América do Sul, com nada menos que 1.200 vinícolas, várias delas abertas para visitação e, claro, degustações – Ruca Malen, La Azul, Catena Zapata, além de poder degustar os famosos charutos Davidoff Cigars do francês Michel Rolland, uma das autoridades máximas do setor, num acontecimento exclusivo.

Outro destaque é o majestoso Cerro Aconcágua, com seus 6.962 metros de altura. Tudo bem que chegar ao seu topo requer coragem e experiência, mas admirá-lo desde o Parque Provincial Aconcágua, já vai valer e muito a viagem.

Espero que tenham gostado destes lugares tranquilos para passar o Carnaval. Confira na próxima matéria a publicação sobre lugares para visitar durante a Semana Santa. Quem sabe você não encontra inspiração para a sua próxima viagem?