O desafio da mulher fisiculturista

Ilzenir Souza Ribeiro - Divulgação

Maranhense, radicada em Goiás, Ilzenir Sousa Ribeiro comemora título em campeonato do Centro Oeste e revela os desafios do esporte para as mulheres 

Quem vê aquela mulher de pequena estatura – ela só tem 1,50m –  não imagina sua fortaleza. Nascida em Grajaú (MA), Ilzenir Sousa Ribeiro vive em Aparecida de Goiânia desde 2002, e foi em Goiás que encontrou no Fisiculturismo sua grande paixão.

Neste domingo (15|03) viu seu trabalho árduo reconhecido no Pró League Goiás – GOFF – Goiás Fisiculturismo e Fitness / CLASSIC CONTEST CENTRO OESTE, quando conquistou o primeiro lugar na categoria Womm’ns Phisique.  Título que se uniu aos outros cinco que acumula em competições pelo país – um municipal,  dois estaduais e um nacional pelo WBPF,  importante competição internacional de musculação e fitness.

Aos 35 anos, recentemente formada em Educação Física, Ilzenir trabalha como personal treiner. Cuida sozinha de seu filho, um rapaz de 15 anos, e tem como desafio se tornar uma profissional capacitada para ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos.  “E, claro, me tornar uma atleta de ponta. Conseguir conciliar tudo, os meus clientes, meus treinos, os campeonatos, e acima de tudo, conscientizar as pessoas que são leigas no assunto do fisiculturismo feminino estão entre eles”, explica.

Ilzenir destaca ainda que não é porque as atletas são musculosas, que perderam sua essência. “Somos mulheres que merecemos respeito, fazemos o que gostam e temos uma escolha. É um esporte, diferente, mas não deixa de ser um esporte”.

Com 7 anos de treino duro para competir como fisiculturista, a atleta focou  na categoria womm’ns Phisique há dois anos. Seus próximos campeonatos são o Arnold Sports Festival, o maior evento multiesportivo da América do Sul;   e posteriormente o Mr. Olympia Brazil 2020, tb na capital paulista, em datas a confirmar.

A Pro league é o maior evento de Fisioculturismo do Centro Oeste, com mais de 160 atletas. A campeã tem como treinador e coach Kleison Martins da Silva, considerado o melhor na categoria no Estado de Goiás.