Estão abertas as inscrições para o 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Divulgação/ Instituto Arte na Escola

Professores da Educação Básica podem se inscrever até 19 de abril para concorrer a prêmio de 10 mil reais

Até 19 de abril, educadores de todo o Brasil podem inscrever para participar do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã, apresentando projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), realizados entre 2018 e 2019 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola e tem como objetivo ampliar a voz dos professores de Arte e generalistas que trabalham com a disciplina, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e a comunidade escolar.

Divulgação/ Instituto Arte na Escola

Para fazer a inscrição na 21ª edição, os professores precisam acessar o site, preencher as informações necessárias e aguardar até 24 de abril para conhecer os projetos selecionados para seguir concorrendo ao prêmio, de acordo com o cronograma.

Os cinco projetos vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã são registrados em documentários em vídeo pelo Instituto Arte na Escola – o material é divulgado posteriormente no site do prêmio, com livre acesso – especialmente para educadores que queiram se inspirar nos trabalhos premiados -, e usado pelo Instituto Arte na Escola como material em iniciativas de formação docente. Como prêmio, o professor autor do projeto premiado de cada categoria recebe 10 mil reais e, a escola, um computador e uma câmera digital, além de certificado e um troféu exclusivo criado pela artista Ester Grinspum.

Divulgação/ Instituto Arte na Escola

Todos os inscritos – premiados ou não – ganham do Instituto Arte na Escola um material educativo impresso e um percurso formativo online, inspirados na obra de Siron Franco – o artista homenageado da edição 2020. A cerimônia de premiação acontece em 25 de novembro, em São Paulo. Na mesma época, os vencedores são convidados a participar de uma vivência cultural na capital paulista.

Sobre o Instituto Arte na Escola – Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a arte é um objeto do saber e que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à autoexpressão e à criatividade. Desde 1989, promove as seguintes iniciativas permanentes: formação docente continuada (Rede Arte na Escola, cursos online, semipresenciais e presenciais e percursos formativos); produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores, realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã e selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e alunos, em parceria com editoras).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here