Ortopedista alerta para cuidados com postura durante home office

Bruno Favaron explica é preciso investir em exercícios físicos simples, que vão diminuir o desconforto durante esse período de quarentena

 

Com o surgimento do novo coronavírus e a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os cidadãos fiquem em casa, todo o planeta precisou se adaptar à rotina em home office. Os computadores, cadeiras confortáveis, apoios de braço, pés e mãos, foram substituídos por um ambiente composto por sofás, almofadas e cadeiras nem sempre tão confortáveis. Mas o ortopedista do Grupo América que faz parte do Sistema Hapvida, Bruno Favaron alerta que mesmo em casa, é preciso estabelecer condições mínimas de trabalho, já que um dos primeiros alertas do corpo de que algo está errado, é a dor na coluna.

De acordo com a OMS, 80% da população mundial teve ou terá dor na coluna vertebral pelo menos em algum momento da vida. “As principais causas de dor lombar são as dores mecânicas, causadas por desequilíbrio muscular, ligamentar, que estão relacionadas ao sedentarismo, sobrepeso e falta de reequilíbrio muscular. Outras causas importantes são as patologias da coluna incluindo as hérnias de disco, as alterações ósseas degenerativas e comprometimentos neurológicos, que envolvem a coluna lombar. Se a pessoa já apresenta esses fatores de risco, e não previne durante o trabalho em home office, pode sofrer com dores na região da coluna”, alerta o especialista.

A orientação é investir em exercícios físicos simples, que vão diminuir o desconforto durante esse período de quarentena. “A lombalgia é uma das principais causas de procura de atendimento médico em ortopedia. A prevenção das dores lombares justamente passa por esse habito do exercício físico leve e regular, envolvendo exercícios de fortalecimento, alongamento, que hoje em dia são chamados de exercícios funcionais, para manutenção do equilíbrio muscular, do tronco e de membros inferiores de uma maneira geral”, orienta.

O ortopedista explica que o ideal é investir em exercícios leves e simples de serem executados em casa, com a regularidade de 3 a 4 vezes por semana, em dias alternados, ou diariamente, em torno de 30 minutos por dia. “A dor na região lombar causa um desconforto enorme, e pode levar a outros problemas como ansiedade e mau humor. E neste período de pandemia, o melhor remédio é a prevenção. É preciso adotar uma rotina de exercícios funcionais e ficar atento ainda com a cadeira que o profissional está trabalhando, e a altura do computador”, destacou.

Confira algumas dicas para prevenir a dor lombar durante o período de home office:           

– Praticar exercícios regulares de alongamento;

– Praticar exercícios aeróbicos;

– Evitar ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); a recomendação é levantar a cada hora;

– A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão;

– Importante deixar a coluna e o pescoço eretos, e apoiados no encosto da cadeira. Ajustar a altura do monitor para que a parte superior da tela permaneça na altura da linha visual. Se usar notebook, a dica é improvisar livros embaixo dele para que fique na linha do olho.