13 ideias extraordinárias para se divertir em casa

Saiba como aproveitar o espaço da própria casa durante a quarentena para se manter ocupado


Em tempos de pandemia, devemos respeitar o distanciamento social e as recomendações para ficar em casa. Assim, colaboramos para que a situação do novo coronavírus seja normalizada o mais rápido possível.


Se manter em confinamento por tempo indeterminado pode ser uma tarefa difícil. Dessa forma, devemos procurar maneiras de nos distrair e manter a sanidade mental durante este período.


Seguindo orientações de não sair para festas, bares, cinema, shoppings e nem mesmo à casa de amigos que também estão de quarentena, separamos algumas ideias do que fazer para se divertir no conforto da própria casa, morando sozinho ou não.

  1. Maratona de filmes

Com o passar dos anos, assistir filmes em casa de tornou cada vez mais fácil. O desenvolvimento de sites, plataformas digitais, aplicativos e canais de nicho permitiu que uma lista de filmes e séries ficassem disponíveis.


A nova rotina do home office para alguns profissionais, facilitou o tempo distribuído para o lazer. Seguindo o horário comercial de forma correta, é possível ajustar o dia para se dedicar àquele filme ou aquela série não terminada.


Sozinho ou em boa companhia – por chamada de vídeo ou com as pessoas que já residem no mesmo local -, maratonar filmes é sempre uma boa opção para se distrair e relaxar.


Plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo, disponibilizou, no início da quarentena, a opção de assistir às programações em grupo. Ou seja, com o novo método de compartilhamento de tela, duas ou mais pessoas poderão estar conectadas no mesmo minuto do filme, como se estivessem juntas.


Essa medida adotada visa manter o contato entre pessoas queridas mesmo que à distância para que os dias de isolamento social possam ser levados de um jeito mais leve em meio ao caos.

  1. Noite do pijama

Perfeita para quem mora com a família, uma noite do pijama pode ser perfeita em meio à quarentena. Essa ideia sempre teve o intuito de reunir pessoas queridas, roupas confortáveis, bons petiscos e muita conversa em um lugar aconchegante.


Não é necessário grande arrumação para se aproveitar uma boa noite do pijama; o propósito dessa noite é ser algo simples mas com muito entretenimento entre os convidados.


Caso sinta vontade de convidar algum amigo ou parente que reside em outro lugar, combinem um dia e horário para fazerem uma vídeo chamada para aproveitarem uma noite do pijama juntos, mesmo que à distância.


O uso da tecnologia vem sendo desenvolvido, cada vez mais, para nosso favor. Chamadas de voz ou de vídeo são propícias nesse momento e para diferentes ocasiões. É possível se conectar de vários lugares para uma divertida noite do pijama.

  1. Chá da tarde

Essa é uma ótima opção para quem gosta de fazer uma pausa durante as obrigações do dia a dia. Além de essencial para relaxar e conseguir manter a concentração, o chá da tarde pode ser a hora de se aproximar de pessoas queridas.


Para quem mora com a família, a pausa da tarde é o momento de sentar e conversar com as pessoas à sua volta. Assistir um pouco daquela novela das 16h enquanto saboreia um biscoito fofinho pode ser um passo simples para a leveza e animação.


Ligação é uma opção para todas as horas. Um café da tarde também pode ser um bate-papo entre amigos para descontrair e sentir o amor mesmo que de longe.

  1. Day SPA

Cuidar da saúde é essencial em todos os momentos da vida e durante a quarentena, não ficaria de lado. Além de fazer bem para a pele e para o corpo, tirar um tempo para cuidar de si pode ser um grande aliado emocional.


Há diversas receitas caseiras disponíveis na internet que nos ajudam a manter a beleza de uma pele saudável. Como não é possível, por enquanto, sair para realizar tratamentos profissionais, devemos nos cuidar da forma que conseguimos em casa.


Um dia para relaxar e cuidar da pele e do corpo pode trazer uma sensação de vigor e disposição muito maior do que se imagina. Isso ocorre pelo fato de que os cuidados físicos impactam diretamente no nosso psicológico – e vice-versa.


Durante a quarentena, não podemos deixar de tirar um tempo diário para cuidarmos da nossa mente e do nosso físico. Seguindo uma rotina de descanso, ficará mais fácil lidar com a atual situação.

  1. Dia de culinária

Cozinhar pode ser um grande método de conforto para algumas pessoas. Tirar um tempo do dia para se dedicar à algo simples e prático – como a culinária – é terapêutico.


A cozinha é um lugar aberto para pessoas de diferentes gostos e idades. Através de livros, canais ou sites de receitas, é possível escolher várias refeições para experimentar ao longo dos dias.


Além de ser uma ótima atividade para o dia a dia, a arte da culinária oferece diversas vantagens para a saúde, como:


  • Alívio ao sintomas de estresse

  • Combate à ansiedade;

  • Fortalece a memória;

  • Dá abertura para uma alimentação mais saudável.

  1. Churrasco

Para um dia de desejos especiais, o churrasco é uma ótima opção de almoço. Podendo ser feito tranquilamente na cozinha de casa, é uma boa maneira de aproveitar um rigoroso almoço em família.


Churrasco é, normalmente, o cardápio principal de datas comemorativas. Entretanto, não há tempo ruim para fazer a junção das carnes com o famoso pão de alho.


Por ser uma refeição fácil, o churrasco é perfeito para alguns dias da quarentena. Reunir os familiares da própria casa para desfrutar de uma farta alimentação como essa, pode ser tudo o que precisamos para nos distrair.

  1. Yoga

O yoga é uma prática simples e fácil que não conta com espaços muito elaborados para ser feita. Além disso, a rotina de suas atividades são perfeitas para relaxar o corpo e a mente durante períodos difíceis.


Esses exercícios podem ser feitos de manhã – antes de começar o dia – ou ao entardecer – depois do expediente. É importante saber diferenciar os efeitos das práticas do yoga em cada hora do dia e adaptá-los para seu estilo de vida.


Há aplicativos e vídeos que contam com diferentes tutoriais para praticar yoga. Não há um lugar específico para fazê-lo, basta escolher um cômodo confortável para que os exercícios sejam feitos de forma agradável e, consequentemente, tragam bons resultados.

  1. Karaokê

O ditado ‘’quem canta seus males espanta’’ nunca teve um significado tão real. Além de ser uma forma divertida de desestressar, cantar traz vários benefícios à saúde, como:

  • Alivia a ansiedade;

  • Ajuda nas emoções e na timidez;

  • Ajuda a respirar corretamente;

  • Melhora a postura.


Uma noite de karaokê serve para se reunir com pessoas legais e colocar para fora toda a energia acumulada ao longo do dia. Quem já possui os equipamentos completos para um karaokê legítimo, pode usá-lo com a família em casa.

Para quem desejar cantar com amigos ou familiares distantes, a opção de karaokê online poderá ser adotada. Nela, as pessoas se reúnem em uma chamada de vídeo e cantam em grupo.

  1. Noite de jogos

Jogos físicos ou online sempre foram uma das distrações preferidas entre os seres humanos. Em tempos de isolamento social essa atividade não poderia ser deixada de lado.

Tanto os jogos de baralho, cartas e peças quanto o amplo universo de jogos online podem ser um grande companheiro durante a quarentena. Afinal, nada melhor do que bom jogos para exercitar a mente de maneira leve e divertida.

  1. Artesanato

Para que não o tem como profissão, o artesanato pode ser um passatempo extremamente relaxante. Além de lindo, o processo dos objetos preparados manualmente trazem grandes benefícios para a saúde e qualidade de vida. Veja:

  • Exercita o cérebro;

  • Ajuda a relaxar;

  • Trabalha a paciência e calma;

  • Pode trazer uma renda extra.

O conforto de casa e do home office são favoráveis para tirar um tempo para se dedicar às artes. Dessa forma, poderá, além de relaxar, obter novas decorações de seu próprio gosto.

  1. Noite de coquetéis

Numa sexta à noite ou final de semana, os coquetéis podem ser bem-vindos dentro de casa. Depois de uma semana de trabalhos e obrigações, essa diversão poderá ser única.

Mesmo não sendo em uma festa, balada ou bar, há outras maneiras de se preparar bons drinks sem sair de casa. Seja sozinho, com a família ou amigos reunidos em uma ligação, essa programação não poderá ficar de fora da sua quarentena.

Através de sites, livros de receitas ou até mesmo seus gostos próprios, poderá desfrutar de misturas e bebidas que te farão aproveitar a noite de forma mais agradável.

  1. Chamadas de vídeo

Ficar longe de colegas, amigos e pessoas que gostamos é, com certeza, uma das desvantagens mais doídas do isolamento social. Afinal, é nítido o poder de um abraço e do contato físico com quem nos faz bem.

Para que a quarentena não seja ainda mais difícil, é possível encontrar maneiras de rever pessoas importantes e colocar o papo em dia, mesmo que à distância.

Há diversos aplicativos que disponibilizam a ferramenta de chamadas de voz e de vídeo – com duas ou mais pessoas. Assim, conseguimos manter o contato e nos desligar dos problemas enfrentados ao longo dos dias.

  1. Pintar a casa

Seja a frente da casa ou a parede do quarto em seu apartamento na Barra da Tijuca, mudanças podem trazer boas sensações durante este período complicado. A arte da pintura pode ser uma ótima opção de distração.

Nossa casa é nosso ambiente de conforto, ou seja, sua estrutura reflete em nossa felicidade, agrado e disposição. Em tempos de quarentena, passar literalmente o dia todo em casa pode nos trazer algumas sensações desconfortáveis.

Entretanto, o modo mais eficiente de nos sentirmos bem dentro de casa, é procurando maneiras de transformá-la, cada vez mais, em um ambiente confortável para o dia a dia.

Pinturas são uma mudança radical, porém necessária. As cores influenciam totalmente na alegria e energia passada pela casa e, às vezes, tudo o que precisamos para nos sentirmos renovados, são mudanças no próprio lar e aquela sensação do novo.