A importância dos cuidados com a pele no inverno durante o isolamento social

A estação mais fria do ano chegou no último sábado, 20. E lá se foram 90 dias de isolamento social.

Quais os cuidados com a pele devemos ter neste período, principalmente quando devemos ficar em casa? A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) nos oferece algumas dicas já que a previsão do tempo, de acordo com o Climatempo para os próximos 15 dias em Goiânia varia entre 13 a 31º.

*Faça hidratações corporais mais profundas:

Com a umidade do ar baixa e a temperatura também, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes, o que favorece a secura da pele. Lembrando que, segundo a SBD, existem quatro tipos de pele: pele normal (textura saudável e aveludada), pele seca (poros poucos visíveis, pouca luminosidade, propensa à descamação e vermelhidão), pele oleosa (aspecto mais brilhante e espesso, com poros dilatados e com tendência à formação de acnes, cravos e espinhas) e a pele mista (a mais frequente).

*Contribua com sua alimentação:

Invista em uma alimentação saudável e inteligente. Ela precisa ser rica em vitaminas e antioxidantes. Os exemplos citados pela Sociedade são a ingestão de: legumes, hortaliças, frutas como morango, laranja, mexerica, limão e cereja. Sempre é bom consultar um profissional habilitado também como o nutricionista e jamais esquecer o consumo de água ou chás.

*Estética:

Como estamos em isolamento social sem a exposição do sol, a SBD sugere alguns tratamentos dermatológicos propícios ao período do inverno como peelings e tratamentos a laser como depilação. Conferir Decreto sobre a questão de abertura das clínicas estéticas: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103128/decreto–9653

*Cuidados com as doenças de inverno:

São elas: dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose. Para obter informações sobre cada uma delas e como proceder, acesse: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/

*Mantenha a pele hidratada:

A SBD recomenda beber dois litros de água por dia, evitar banhos muito quentes e demorados, utilizar o hidratante dentro do banheiro mesmo para aproveitar o vapor do chuveiro e ter maior absorção do creme. Para as peles oleosas, é preciso evitar o hidratante comum no rosto. Não podemos esquecer de usar o filtro solar caso saia na rua mesmo com a máscara e os lábios também necessitam de hidratantes específicos para não ressecarem e dar rachaduras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here