A maior coragem está em ser você mesma… IMPERFEITA, ORIGINAL E ÚNICA

Defeitos

Se alguém gosta de você de verdade, ela não dá a mínima importância para os defeitos. Aliás, ela ama que você tenha alguns.

Agradar

Já tentei mudar para agradar muita gente, mas cansei. Percebi que a única pessoa que tenho que agradar sou eu mesma.

Opiniões

Não gaste suas lágrimas pelos insultos de quem só quer te ver mal porque você é diferente. Esse tipo de pessoa te inveja pela sua audácia de ser quem é sem se abalar com a opinião alheia.

Sem explicações

Seja você mesmo e não dê explicações ou desculpas por isso.

A maior coragem está em ser você mesma…

IMPERFEITA, ORIGINAL E ÚNICA

Como é difícil sermos nós mesmos, a sociedade criou uma “capa”, onde os seres humanos se escondem uns dos outros, criaram o ser perfeito, alegre, feliz, bem resolvido, bem-sucedido, saudável, a família perfeita, o corpo perfeito, o trabalho perfeito, as viagens perfeitas e a busca constante por algo que não existe e que tem levado as pessoas a um grande erro, a busca eterna e contínua de algo que não existe.

Se luta tanto para conquistar isso que não existe gerando um cansaço intenso e uma sensação de fracasso, pois algo que não existe se torna inalcançável.

Somos seres humanos e nascemos simples e ignorantes, conforme vamos tendo contato com o meio em que vivemos vamos moldando nossa personalidade, criando, desvendando nosso caminho, vamos nos personalizando.

E de repente ser uma pessoa personalizada, original e autêntica é errado? É pecado? O que tem de mal nisso? A sociedade preconizou um perfil exclusivo e específico para pessoas consideradas normais, felizes, bonitas, ricas, saudáveis e principalmente cultuada por todos, na visão de quem? Quem estabeleceu isso? Qual critério foi usado? Qual é a finalidade para isso? Onde as pessoas chegam seguindo esse padrão? Quem não se enquadra neste perfil por acaso não existe? Não é ser humano?

Esqueceram um detalhe importante, cada ser humano é um ser individual, com visões, gostos, expectativas diferentes, e isso o que faz a vida ser tão maravilhosa, ser um desafio diário, onde se cresce, se aprende a cada momento com a troca de experiências, vivências e conhecimentos, como é possível querer padronizar tudo?  Seria uma forma de manipulação? Onde todos sendo iguais em tudo, seria mais fácil controlar, manipular? Ou seria a criação de pessoas frustradas que não estão felizes com si mesmos e acabam contaminando o mundo ao seu redor com sua falta de amor-próprio, falta de visão de mundo e principalmente falta de respeito com o próximo.

Um grande erro tem sido cometido, seres humanos maravilhosos, se matam, se diminuem, passam a adquirir comportamentos que não seus para se inserir neste grupo equivocado, pois a partir do momento em que não se pode ser você mesmo não existe um motivo para permanecer neste local ou com estas pessoas.

Ser você mesmo pode incomodar aqueles que fingem ser outras pessoas. Não se abale. Eles não têm a sua coragem.

Formigas

Crie um caminho diferente do das outras pessoas. Não siga as formigas para sempre.

Estrelas

Nenhuma estrela tem a mesma aparência, a mesma essência ou a mesma história. Seja como uma estrela.

Viva a sua vida

Não desperdice a sua breve vida tentando ser como os outros. Não sobrará tempo para fazer o que realmente quer com o seu tempo.

Lute

Lute pelos seus ideais e faça a sua vida valer a pena.

Natural

É inútil lutar contra a sua natureza. Não gaste sua energia.

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa “coração”. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada. Osho

Amadurecer é aceitar a responsabilidade de ser você mesmo

“Seja a pessoa que você é. Nunca tente ser outra, assim você poderá amadurecer. O amadurecimento é aceitar a responsabilidade de ser você mesmo, a qualquer custo”.

Esta é uma das frases de Osho que deveríamos lembrar todos os dias. Ser quem os outros querem que você seja não é amadurecer, senão agradar, procurar aprovação e, em último caso, se trair.

A pessoa madura se aceita e, acima de tudo, se responsabiliza por si mesma em todos os sentidos. Ela não desempenha o papel de vítima, mas de protagonista, e por isso age com responsabilidade. Não espera que as coisas aconteçam, mas busca o caminho para construir o seu destino. Também não ignora os seus erros, mas os vê como uma oportunidade para o aprendizado.

Somos únicos

“Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém é igual. As pessoas são únicas, incomparáveis. Você é você, eu sou eu. Eu tenho que contribuir para a minha vida potencial, você tem que contribuir para a sua vida potencial. Eu tenho que descobrir meu próprio ser; você tem que descobrir o seu próprio ser.”

Outra das frases de Osho que vale a pena memorizar e assimilar como o princípio de uma reflexão. Não somos superiores nem inferiores e nem sequer iguais. Somos uma edição limitada. Por isso, as comparações raramente são justas… simplesmente porque não estamos em condição de igualdade.

Enfim, ame a pessoa perfeitamente, imperfeita que você é, e seja feliz, viva a vida!