A melhor maneira de prevenir é se cuidar

A melhor maneira de prevenir é se cuidar

O movimento do Outubro Rosa vem se firmando desde 1990, quando foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York, e nossos cuidados, é claro, precisam ser diários. A conscientização sobre o câncer de mama precisa começar desde cedo, a luta contra a doença tem que ser constante, bem como a participação da sociedade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), uma das referências no País, foram estimados para este ano 66.280 novos casos. Considerado o tipo mais comum depois do câncer de pele, é também o que mais causa morte entre as mulheres. Além da campanha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, o INCA também elaborou material sobre o autocuidado que vai além da estética.

O material foca na importância de manter corpo e mente saudáveis, além da prática dos hábitos de saúde que devem fazer parte da rotina diária. O Instituto aborda neste ano sobre o tempo que vai durante e depois do tratamento de câncer para em conjunto com a equipe médica, a paciente tenha mais qualidade de vida.

Todos pela Cura

A Pfizer informa que a luta contra o câncer começa na prevenção. A plataforma global Todos pela Cura é uma mobilização da companhia cuja missão é promover um ambiente de políticas públicas que incentive a detecção precoce e a inovação em saúde. E neste Outubro Rosa está na defesa da realização do exame de mamografia de rastreamento para todas as mulheres, a partir dos 40 anos, conforme recomendam sociedades médicas nacionais e internacionais.

É preciso apoiar o Projeto de Decreto Legislativo nº 679/2019, que garante às mulheres brasileiras o direito à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos 40 anos de idade. Saiba mais aqui: https://www.pfizer.com.br/todos-pela-cura/mamografia-no-sus-40.

Prevenção

 O câncer de mama de acordo com o INCA é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Para a prevenção e evitar cerca de 30% dos casos são necessários adotar hábitos saudáveis como além da prática de atividade física, manter o peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar o bebê o máximo de tempo possível. Não fumar e evitar o tabagismo passivo também são medidas que contribuem para a prevenção.

Goiânia Sempre Rosa

 Na última sexta-feira, 01, a Prefeitura de Goiânia lançou o Programa Goiânia Sempre Rosa de conscientização e prevenção contra o câncer de mama o ano inteiro. A primeira-dama, Thelma Cruz, ressaltou sua preocupação em cuidar das pessoas. Como embaixadora do Programa, ela contou que sempre ajudou pessoas diagnosticadas com câncer. “Quando tomamos conhecimento desse programa e tivemos a grata informação de que poderia se tornar de governo, Rogério e eu, ficamos muito felizes, e quero trabalhar muito em prol dessas mulheres”, afirmou durante o lançamento.

O programa prevê atividades dentro da Rede de Atenção à Saúde durante todo o ano, além das ações do Outubro Rosa. Com o objetivo de qualificar profissionais  quanto à saúde mamária das mulheres do município, em todos os níveis sendo primária, secundária e terciária, ele tem foco principalmente nas duas primeiras para aprimorar os protocolos e fluxos das pacientes, bem como a otimização do tempo e realização de mamografias e ultrassonografias da mama.