A nova cara do home office

Depois de um ano desafiador, muitos empregadores e microempreendedores individuais adotaram o home office como uma tendência de vida. Alegria de alguns por não ter que se deslocar no trânsito das capitais, desafio de outros por não terem um local adaptado ou como gostariam, e tristeza de outros pela sensação de aumento de horas trabalhadas, podemos nos preparar com organização e eficiência para viver o melhor do home office.

 

De acordo com informações da Rock Content, a Reforma Trabalhista sancionada em 2017 trouxe alguns requisitos para este regime do teletrabalho. Como o home office aparece na legislação – não atende as regras de jornadas expressas na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, como exemplo de 8 horas diárias com intervalos para almoço e quando a empresa adota este estilo, o contrato de trabalho será por atividades.

 

Do Japão ou da sua própria casa no interior de algum estado. Da cafeteria ou do hotel, o formato adotado pelo mundo todo, inicialmente pela adoção de medidas de distanciamento para a contenção da Covid-19, já alcançou 20 milhões de pessoas, segundo Análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com isso, o País fica no 2º lugar no ranking de trabalho remoto na América Latina. Tudo o que você precisa saber é como fazer com que sua rotina seja remodelada para otimização dos processos e das atividades.

 

Assim como no trabalho formal, você precisará manter contato com sua equipe ou colegas de trabalho pelo whatsApp (se for possível, o corporativo ou que não seja pessoal) ou através de outras ferramentas de comunicação como Skype ou Google Hangouts. Para quem já se acostumou a falar com a família à distância, amigos, as videochamadas também são facilitadoras de reuniões.

 

Vista-se de maneira confortável. Além de se arrumar para si mesmo, reuniões, bate-papos ou alinhamentos podem surgir a todo instante. Alimente-se bem, beba água e caminhe onde estiver. Não fique preso ao seu novo escritório. Ajuste como lidará com sua produtividade porque algumas pessoas trabalham melhor se comunicando pela manhã, outras no período da tarde e outras de noite. A nova cara poderá ser adaptada por você desde que atenda principalmente suas expectativas, e posteriormente às atividades que serão entregues desde que tudo esteja bem alinhado e definido. Conte-me como está seu estilo de trabalho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here