Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica vai realizar curso de Formação Política para Mulheres

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2019, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres.

Com isso podemos nos perguntar, porque a maioria do Congresso Nacional, dos cargos executivos estaduais e municipais, são compostos por homens?

Não é uma pergunta fácil a ser respondida, mesmo o Brasil sendo um país com mais mulheres do que homens.

Atenta a essa temática a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ NACIONAL, presidida pela advogada Manoela Gonçalves, lançou nesta sexta-feira, 14 de agosto, o Curso de Formação Política para Mulheres.

O evento foi virtual pela plataforma Zoom e contou com a presença da advogada e ex-ministra do STJ, Eliana Calmon.

Margareth Arbues

“O presente curso é relevante para que sejam estudadas e pensadas novas alternativas para os cenários sociais, econômicos, culturais e políticos que têm sido delineados, incluindo as mulheres e seus anseios, uma vez que a desdemocratização tem se firmado como uma realidade cada dia mais palpável em nossa sociedade: a democracia está desaparecendo! É imprescindível que as mulheres das carreiras jurídicas tenham consciência de seus essenciais papeis na construção de uma sociedade mais democrática e um país menos desigual, por meio de atuações — dentro e fora das vidas profissionais — que visam a paridade”. Afirmou Margareth Arbues, Conselheira Fiscal Nacional da ABMCJ e vice-presidente da Comissão Organizadora do curso.

O curso terá início no dia 26 de agosto e tem como público alvo mulheres de todas as áreas que se interessem por política, principalmente pré-candidatas, e objetiva apresentar às mulheres a organização partidária e estrutura política do país, as qualificando para atuação nos espaços de poder e na representação  político-partidária  brasileira, além de incentivá-las a participarem como sujeitos ativos do processo eleitoral e capacitá-las técnica e politicamente nas ações referentes ao período eleitoral.

O Curso de Formação Política para Mulheres, terá 15 encontros com 4 aulas em cada encontro, todas as quartas-feiras às 18h, pelas plataformas digitais Zoom e YouTube da ABMCJ Nacional, sua duração vai de 26 de agosto a 11 de novembro, contando com 39 professores.

A realização é da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ NACIONAL e tem a coordenação da professora Glaucia Teodoro Reis.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site da ABMCJ: abmcj.ong.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here