‘Descoberta das Américas’

Um espetáculo formidável! Diferente, ousado e impressionante!

Com texto riquíssimo de Dario Fo, com direção de Alessandra Vanucci, que eu ainda não conhecia o trabalho. Um único ator em cena, e parece haver uma multidão. Júlio Adrião é magnífico!

Diante de nossos atentos olhos, apenas um ator sobre o palco nu. Um instante de silêncio e Julio Adrião desfralda, com gestos e a voz, as velas de uma caravela espanhola imaginária. Não há cenário nem trilha, apenas um único homem que conta toda a história, cheio de talento e força cênica! Um ritmo forte e intenso, com pausas corretas, tem como base da narrativa a prosódia.

Um trabalho corporal raro de se ver, com excelentes expressões faciais, e entonações vocais que são um show a parte. A descoberta das Américas é a celebração do homem e de seu encontro com outro homem em forma e conteúdo. Magnífico!

Contando resumidamente a história, um homem (Johan, vivido pelo Júlio) fugindo Da Inquisição em Sevilha, acaba integrando a embarcação de Cristóvão Colombo rumo à América. Na Europa ele não era ninguém, mas entre os índios, se faz grande. Ele salva sua própria pele de diversas enrascadas, luta por sobrevivência e se redescobre a cada instante vivido, narrando a descoberta sob seu ponto de vista.

Não sendo ele um rosto conhecido pela televisão, toda a divulgação se faz necessária. A ousadia em fazer um solo narrativo, o comprometimento e a eficácia na realização são seus diferenciais.

Julio Adrião recebeu prêmio de melhor ator em 2005, e merece muito mais! Que ator! Talento e carisma se misturam e nos ajudam a embarcar nessa aventura cheia de poesia e ação. O mérito de todo o sucesso é só dele, que não se utiliza de nenhum outro recurso a não ser seu alto desempenho.

Ao final de toda a sua maratona de peripécias, uma hora e meia depois, Adrião continua só sobre o palco, enxugando o suor do rosto e tentando recuperar a respiração ao som dos longos aplausos do público. Aplausos! Mais aplausos! Quem não teve a oportunidade de ver ao vivo esta montagem, procure na Internet. E quando vir de casa aplauda também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here