ENSAIO SOBRE A PERDA

Que coisa maravilhosa de se ver! Que espetáculo! O talento de Herton Gustavo Gratto já é há algum tempo reconhecido, mas ele se superou dessa vez. Que texto incrível! Que vivência! Que entrega!

Com direção do brilhante João Fonseca e assistência do querido André Celant, o que parece simples e até relativamente trivial ganha novas formas e sentidos quando bem interpretado. Falar de término de relacionamento é sempre dolorido, porém nessa peça se fala sobre o outro, sobre como lidamos com a indiferença do outro. De como reagimos ao que o outro diz e de como tudo importa.

Oito meses depois de se separarem e deixarem de ser um casal, os atores Gustavo e Hamilton, recebem um comunicado de que foram contemplados num edital no qual se inscreveram quando ainda eram casados, e apesar do término turbulento, eles decidem retomar o projeto; mas quando começam a ensaiar a peça, percebem que as feridas que foram abertas, ainda não estão cicatrizadas.

Como são talentosos! Contracenam sem estarem no mesmo ambiente e isso é magnífico! Uma montagem totalmente on line. É perceptível a troca, os olhares, as intenções, tudo! Como nos surpreendem em cada cena, prendendo nossa atenção e até nos fazendo mudar de torcida. Sim, isso acontece!

A sala de ensaio se transforma num campo de guerra, aonde ressentimentos vêm à tona, fazendo com que eles questionem se retomar o convívio profissional foi a melhor decisão; uma vez que a dramaturgia da peça que será montada os transporta para um mar de recordações: o texto foi escrito por Alonso, um dramaturgo argentino que durante o processo de escrita mergulhou profundamente na pesquisa: se tornou amante dos dois, antes de ir embora e deixar a peça sem final.

Um momento de reflexão acontece durante o espetáculo, que por ser neste novo formato, gera um desconforto necessário e faz com que repensemos sobre nossas relações durante essa pandemia.

Uma baita experiência que indico muito e faço votos de que permaneça no ar, para que mais casais possam ver, se entender, e para que todos possam desfrutar de algo tão incrível! Efusivos aplausos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here