Lúpus e os cuidados com a exposição ao sol

Créditos Vida Saudável

O Fevereiro Roxo proporciona conscientização sobre o Lúpus, fibromialgia e Alzheimer

Todos os meses temos uma cor diferente e algo para refletir. O mês de fevereiro é curto, mas traz a proposta de conscientizar a população sobre patologias como Lúpus, fibromialgia e Alzheimer. O que elas têm em comum? Quase nada. Porém, o que as assemelham, é que não têm cura pela medicina.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Lúpus é uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos, inclusive aos órgãos internos como rim, pulmão, coração, cérebro e articulações, ou somente na pele.

 

A fibromialgia, segundo informações do site Drauzio Varella, é uma dor crônica em vários pontos do corpo, e trata-se de uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central. Já a doença de Alzheimer acomete cerca de 10% de pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos. Ela provoca deterioração das funções cerebrais como perda de memória e linguagem.

 

Cuidados

Dra. Luiza Fuoco Rocha

A Dra. Luiza Fuoco Rocha explica que o Lúpus e o sol são uma combinação perigosa. “Quando pensamos em verão, praia e piscina lembramos que o Lúpus precisa de cuidados extras. O sol pode ser altamente agressivo porque a exposição aos raios UV podem desencadear problemas dermatológicos,” afirma a especialista da Cobra Reumatologia.

 

Para a médica, a exposição aos raios ultravioleta pode servir como gatilho para autoimunidade, uma vez que provoca morte das células da pele, e exposição de autoantígenos (substâncias do próprio organismo não reconhecidas pelo sistema imune).

 

“As atividades físicas são importantes para quem tem o Lúpus, porém não são recomendadas durante a luz do dia. Apesar da causa da doença ser desconhecida, fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem com seu desenvolvimento,” conclui a médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here