“Nós não mudamos o mundo, mas juntos oferecemos condições,” disse a jornalista Cleisla Garcia

Foto reprodução - Central das Notícias
Caroline Santana
Caroline Santana é Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Colaboradora do site Na Pauta Online – Goiás

Foi assim que a jornalista se expressou em uma entrevista concedida em Goiânia para uma rádio em referência ao seu livro “Sobre viver: Como ajudar aqueles que você ama a se afastar do caminho do suicídio” cujo lançamento ocorreu na capital, no último dia 14. Ainda mostrando um pouco do #SetembroAmarelo, nós temos muito que falar sobre este assunto.

“Estou tentando desmistificar sobre isso. Temos que saber como falar,” contou ela. Editado pela editora Benvirá, o livro trata-se de informações para ajudar quem está pensando em tirar a própria vida. Quando a jornalista foi escalada para realizar a série de reportagens “Suicídio – Alerta aos jovens”, da Record TV não poderia imaginar quantos relatos iria ouvir, os dados que teria acesso e o desafio que foi. Ao longo das páginas, ela aprofunda sua pesquisa e vai além do que foi revelado na TV.

Em todas as suas entrevistas seja na rádio ou canais do Youtube é sempre impactante e profundo o que ela informa. Ela traz relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida, familiares que buscam se reerguer após a tragédia de algum ente querido, médicos, psicólogos e voluntários que se preocupam com a prevenção ao suicídio, que já ultrapassa o número de homicídios e mortes em conflitos armados no mundo.

O assunto está cada vez mais presente em nossas vidas e os relatos que escutamos diariamente nos chamam a atenção e enquanto comunicadora sigo o Manual à Imprensa elaborado pelo Ministério da Saúde de prevenção do suicídio que conta com orientações do Centro de Valorização da Vida – CVV. Para quem quer conhecer mais sobre os sinais a fim de saber, agir e prevenir, acesse: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio. Um exemplo importante para os alunos de diversas escolas de Goiânia é a apresentação da palestra com o tema “Não falta amor, falta amar”, cujo objetivo é despertar o amor nas pessoas para que elas possam amar. Ela é realizada pelo coordenador do Grupo Guardiões do Amor Maior, Fernando Bacelar, e também fundador do Projeto Anjos das Ruas, que acolhe pessoas em situação de rua. “A abordagem principal é a inteligência espiritual,” informou ele.

Com foco no amor como base de tudo, o palestrante vem impactando multidões. De acordo com informações do CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. O número já deveria estimular com que toda a sociedade embarcasse na luta contra os tabus, preconceitos e vergonhas.

São vidas que amamos que estão indo embora. Por isso diversas ações durante o mês de setembro servem para chamar a atenção da população para o problema. Conheça os vídeos de divulgação do CVV que estão disponibilizados desde junho de prevenção ao suicídio no país. A iniciativa tem como objetivo permitir que a sociedade se engaje na causa e seja capacitada para identificar os sinais, pedir e oferecer ajuda. Acesse a série: https://www.youtube.com/cvvdivulgacao?gl=BR&hl=pt

Falar sempre será a solução. Não tenha medo. Ligue 188! Você nunca está sozinho (a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here