PCD, advogado, economista e agora: VEREADOR

Vereador Willian Veloso

As eleições de 2020 foram atípicas no Brasil, principalmente pelo fato de estarmos vivendo uma pandemia desde do início do ano.

 

Goiânia, dezembro de 2020 – Existia uma dúvida de como poderia se realizar uma eleição e ao mesmo tempo evitar aglomeração e contaminação no dia da eleição. Ao que tudo mostra, ocorreu tudo conforma o planejado, e todos os eleitos foram diplomados no último dia 18 de dezembro, prefeitos, vereadores e suplentes.

Uma das gratas surpresas que a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, recebeu nestas eleições, foi eleger como vereador Willian Veloso de Carvalho, 54 anos, casado, economista, advogado e PCD, levando representatividade à Câmara Municipal de Goiânia, na questão de acessibilidade e de representação as pessoas com deficiência, da capital Goiânia.

O Na Pauta Online, bateu um papo com o recém eleito vereador Willian Veloso, para saber quais são seus projetos e o que a sociedade goianiense pode esperar dele como legislador.

NPO: Vereador Willian Veloso há quanto tempo você milita na política?

WV: ENTREI NA POLÍTICA PELA PRIMEIRA VEZ

NPO: Ideologicamente você se considera de esquerda, direita, centro?

WV: MEU PARTIDO É O PL, um partido de centro.

NPO: Como foi a sua campanha eleitoral para vereador na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás?

WV: Realizamos uma campanha basicamente com ajuda voluntária, com a participação de amigos e pessoas com deficiência conhecidas, que participam junto comigo de movimentos em prol dos direitos das pessoas com deficiência, bem como as famílias de bem de nossa capital (afetos à causa).

NPO: Quais dificuldades você encontrou na pré-campanha e durante a campanha, em termos de acessibilidade, sendo você um candidato pessoa com deficiência?

WV: Ficamos privados de muitas ações em função da falta de acessibilidade em vários locais de nossa capital, por exemplo: não tivemos como percorrer o comércio local, pois as calçadas, em sua grande maioria, não oferecem condições de trafegabilidade para uma cadeira de rodas, e isso nos prejudicou muito obter o contato com a população.

NPO: Como você lida com o capacitismo?

WV: Sempre procurei dar o exemplo, desde meu acidente, na época eu estava com 19 anos (e já se vão mais de trinta anos) sempre enalteci as minhas conquistas destacando primeiramente os conhecimentos adquiridos, esforço, e dedicação, deixando claro que a minha condição de pessoa com deficiência não passava de um mero detalhe.

NPO: Você foi eleito com quantos votos?

WV: 1.972 importantíssimos e valiosos votos, que me proporcionaram a oportunidade de representar o segmento das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, idosos, bem como nossa população em geral.

NPO – Este ano em várias cidades do país, houve uma mudança de pensamento político por parte da população e uma renovação significante das Câmaras Municipais, onde o eleitor se mostrou optar por classistas que os representam ao invés de votarem em políticos tradicionais que as vezes legislam para o município ao invés de classes especificas. Você se considera um vereador eleito classista?

WV: Não, apesar de ter como mote o segmento das pessoas com deficiência, como essa bandeira é transversal, ou seja, em todas as demandas existe a figura do PCD, vou representar toda a população goianiense.

NPO: Quais seus principais projetos a serem apresentados na Câmara Municipal de Goiânia?

WV: Eu, em conjunto com várias entidades representativas do segmento, elaborei treze laudas de propostas, criadas por eixo (educação, saúde, esporte e lazer, trabalho, mobilidade urbana e transporte, e outros), entre essas propostas destaco:

  • A PROVOCAÇÃO PARA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;
  • A CRIAÇÃO DE LEI DESTINANDO 5% DAS VAGAS NOS CARGOS COMISSIONADOS DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (RESPEITADOS OS CRITÉRIOS DE FORMAÇÃO E CAPACIDADE DAS MESMAS);
  • CRIAR PROJETO/PROGRAMA DE ADEQUAÇÃO DE CALÇADAS OBEDECENDO TODAS REGRAS ESTABELECIDAS NAS NBRS E LBI,  E OUTROS PROGRAMAS DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;
  • LEVANTAR JUNTO AO EXECUTIVO UMA ÁREA ONDE SERÁ IMPLEMENTADO O CENTRO DE TREINAMENTO PARADESPORTIVO ONDE TODAS AS MODALIDADES ESPORTIVAS PRATICADAS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SERÃO ATENDIDAS.

NPO: O que a população de Goiânia pode esperar do vereador eleito Willian Veloso?

WV: SEREI UM DEFENSOR DE QUE POLÍTICAS PUBLICAS SEJAM EFETIVAMENTE COLOCADAS EM PRÁTICA, PARA ISSO, COBRAREI DO EXECUTIVO AÇÕES NESSE SENTIDO, NOSSO SLOGAN DE CAMPANHA FOI “Por uma Goiânia Mais Inclusiva”, E É ISSO QUE IREI LUTAR, INCLUSÃO PARA TODOS.

NPO: O senhor pretende disputar a presidência da Câmara Municipal de Goiânia?

WV: ISSO VAI DEPENDER DOS NOMES QUE APRESENTAREM, CASO HAJA PARLAMENTARES QUE EU TENHA CONHECIMENTO DE SUAS ATUAÇÕES, NÃO TEREI PROBLEMA NENHUM EM APOIÁ-LOS.

NPO: Quem é Willian Veloso?

Vereador Willian Veloso, Esposa e filha

WV: SOFRI UM ACIDENTE AOS DEZENOVE ANOS DE IDADE, TRÊS ANOS DEPOIS ME CASEI (COM A ENTÃO NAMORADA DA ÉPOCA DO ACIDENTE), ESTAMOS CASADOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, TENHO UMA ÚNICA FILHA, COM 25 ANOS, FORMADA EM MEDICINA, SOU FORMADO EM ECONOMIA E DIREITO, MINHA PROFISSÃO É ADVOGADO. SOU UM DEFENSOR DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, E COMIGO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE GOIÂNIA, NOSSO SEGMENTO TERÁ LEGITIMIDADE PRÓPRIA NAQUELA CASA. GRAÇAS A DEUS, SOU DESPROVIDO DE VAIDADE, QUERO SERVIR A POPULAÇÃO NAQUILO QUE TIVER AO MEU ALCANCE.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here