Pensamento Positivo

Será que isso existe?

 

O termo “pensamento positivo” pode facilmente ser definido como uma orientação para coisas boas, para o lado positivo da vida. É a maneira como você pensa sobre sua vida e sobre as outras pessoas, tal como o modo que você percebe o mundo ao seu redor. Assim, as emoções que você sente refletem a maneira como você pensa.

Pessoas saudáveis e felizes pensam sobre o que querem e como conquistar seus objetivos na maior parte do tempo. Diante disso, será que desenvolver uma atitude positiva pode realmente mudar toda a sua vida? Será esse o poder do pensamento positivo?

Certamente todos nós já ouvimos a máxima “qualidade é mais importante que quantidade”, é mesmo?

E, durante nossa vida, várias situações de nossa vida demonstram que ela é verdadeira, como, por exemplo, é mais importante ter poucos relacionamentos de qualidade que muitos. E isso vale também para nossos pensamentos.

A partir do momento que você entender que seus pensamentos têm grande influência sobre a sua vida, mais do que você imagina, você conseguirá sentir as transformações que o otimismo pode lhe oferecer.

Tudo tem a ver com energia e perspectiva. A partir do momento que você pensa positivo, suas atitudes mudam, você se sente mais motivado e sente mais força de vontade para alcançar seus sonhos e objetivos e, principalmente para sair de um momento ruim.

O pensamento positivo te dá uma visão do que pode acontecer de melhor e de que nada é eterno, nem mesmo os problemas e dificuldades. Além dos benefícios pessoais que esse pensamento traz, você acaba contagiando as pessoas ao seu redor!

A  ciência comprova que sentimentos felizes e até sorrisos estimulam seu cérebro. Como o jornal Psychology Today informa, sentimentos agradáveis ​​melhoram a criatividade, aceleram suas habilidades de solução de problemas e promovem a aptidão mental.

Em uma situação tão incomum como o autoisolamento do coronavírus, é essencial que você mantenha seus pensamentos positivos e a confiança de que dias melhores virão. Lembre-se que você não tem como mudar esses acontecimentos, então sofrer só vai dificultar o controle do seu estresse.

Mais do que isso, diversos estudos já provaram que o otimismo é uma peça-chave para seu sistema imunológico. Ou seja, é muito importante que você pense positivo para garantir que as defesas do seu corpo estejam fortes e operantes.

Contudo, esses não são os únicos benefícios do pensamento positivo durante a quarentena. Ideias alegres também aumentam a produção de serotonina, um dos hormônios da felicidade e que têm capacidade de promover o bem-estar e melhorar seu humor.

COMO PENSAR POSITIVO — AS MELHORES TÉCNICAS

A maioria dos autores concorda que o pensamento positivo pode ser aprendido, e há muitas técnicas fáceis que você pode aproveitar para desenvolver seu otimismo. Remez Sasson do site SuccessConsciousness.com sugere as seguintes práticas:

  1. VISUALIZAÇÃO

Use a sua imaginação para visualizar um cenário positivo no futuro. Imagine, por exemplo, que você passou ileso pela quarentena do coronavírus e voltou à sua rotina com excelentes notícias no trabalho e na vida pessoal. Entretanto, pense também em tudo o que você terá feito para superar os desafios que enfrentou durante a pandemia. Dessa forma, quando você experimentar alguma dificuldade, seu cérebro se comportará automaticamente como se você já tivesse passado por essa situação e você terá mais facilidade em resolvê-la. Isso funciona! Quando se trata de visualização, seja audacioso e se liberte. A regra principal é: sempre seja positivo na sua imaginação.

  1. PALAVRAS POSITIVAS

Tente usar apenas palavras positivas. Seja ao falar em voz alta ou mesmo em pensamentos. Observe as palavras que você usa. Tente substituir possíveis construções e frases negativas por outras positivas ou neutras. A maneira que você se dirige a você mesmo e aos outros interfere no que você realmente acredita e em como pensa.

  1. AFIRMAÇÃO POSITIVA

Ao repetir certas afirmações, seu cérebro incorpora essa forma de raciocínio e você passa a acreditar no potencial de suas ideias. Como exemplo de uma afirmação positiva, você pode dizer “eu vou superar essa crise” e “sou grato por tudo o que tenho e estou feliz com minha vida”.

  1. PENSAMENTOS POSITIVOS

Sempre que uma ideia negativa aparecer em sua cabeça, troque rápido por uma positiva. Não desista e persevere. A longo prazo você terá treinado o seu cérebro a pensar automaticamente em coisas positivas.

Pensar positivo é dizer para si mesmo “Vai dar certo. Eu tenho as habilidades para isso. Vou fazer acontecer”.

Enfim, por aí vai. A força do pensamento positivo contribui para uma vida mental mais saudável. Se você é do tipo que fica o tempo todo pensando que as coisas vão dar errado, que você não vai conseguir, que tudo está contra você é uma receita direta para o fracasso e infelicidade.

O segredo do pensamento positivo está em levantar o seu astral e colocá-lo num mindset de vitória. De que coisas boas podem acontecer para você e você vai conseguir o que quer.

O pensamento positivo não se aplica apenas a situações futuras, mas também ao passado e presente.

Apenas pensar positivo não é a solução. A energia do pensamento positivo é apenas o primeiro passo. Para conseguir o que você quer realmente, o pensamento positivo precisa estar aliado à ação.

Gabriele Oettingen apresenta pesquisa científica sobre isso no seu livro Rethinking Positive Thinking (Repensando o Pensamento Positivo).

O livro propõe como solução sair um pouco do mundo dos sonhos onde se acha que só pensar positivo é o suficiente, para adotar uma abordagem mais realista usando um processo que a Dra. Oettingen chama de WOOP:

– W de Wish (Desejo) – Defina o que você quer. Por exemplo: Quero me exercitar diariamente.

– O de Outcome (Resultado) – Identifique qual o maior benefício de fazer o que você quer. Ex: Devo conseguir emagrecer X quilos em um mês de exercícios.

– O de Obstacle (Obstáculos) – Avalie quais os possíveis obstáculos que você terá pela frente na realização desse desejo. Ex: Preguiça.

– P de Plan (Plano) – Defina o que você irá fazer quando o obstáculo aparecer. Planos do tipo “Se acontecer isso, então faço aquilo”. Ex: “Se eu ficar com preguiça, vou pelo menos colocar a roupa de malhar para iniciar a ter motivação. Depois vou mentalizar com força os benefícios que terei em emagrecer. ”

Manter bons pensamentos faz bem também para o corpo, conforme diversos estudos recentes têm apontado. O positivismo aumenta a imunidade do ser humano e auxilia no tratamento de doenças severas, como o câncer. Já as pessoas que têm pensamentos positivos são menos propícias a ficarem doentes.

Para manter a confiança e os pensamentos positivos, é preciso:

– Querer ser positivo;

– Saber se planejar e ter visão de futuro;

– Praticar o sorriso e o bem-estar;

– Manter bons relacionamentos com amigos e familiares;

– Estar disposto a encarar novas oportunidades.