Prefeito Iris oficializa Plano Diretor de Attílio Corrêa Lima como o primeiro de Goiânia

Nos próximos dias o documento será digitalizado e publicado nos sites oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, sancionou nesta quinta-feira (24/09) a Lei que reconhece oficialmente o projeto apresentando pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima como o primeiro Plano Diretor da capital. O projeto de Lei foi de autoria da vereadora Cristina Lopes.
Durante a cerimônia de sanção da lei, o prefeito Iris Rezende lembrou a importância do arquiteto e urbanista na construção da capital.
“É um justo reconhecimento ao homem que projetou os primeiros traçados da nossa cidade. Sinto-me bastante emocionado em ter sido na minha administração essa homenagem”, destacou o prefeito.
Para a vereadora Cristina Lopes, autora do projeto de Lei, o reconhecimento vai além de valorizar a história da capital, ele tem o objetivo de entender como a cidade foi pensada por Attílio com seus princípios de sustentabilidade e paradigmas urbanísticos.
“É de suma importância, nesse momento em que o Plano Diretor de Goiânia está em revisão, que olhemos para o passado e reconheçamos o trabalho do arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima. Trata-se também de justiça feita a um grande homem, que foi um visionário”, ressaltou Cristina.
O Plano Diretor oficial de Attilio Corrêa Lima será visto por todas as pessoas que acessarem os sites oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Goiânia. Nos próximos dias ele será digitalizado e publicado nas duas plataformas.
1° Plano Diretor
Entre os anos de 1932 e 1935, Attílio Corrêa Lima, formado na Sorbonne, em Paris, foi indicado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira para a execução de um plano urbanístico do núcleo inicial da capital, que possuía 50 mil habitantes. O Plano Diretor foi entregue em 1935, porém não foi reconhecido como o primeiro, devido a questões políticas e de especulação imobiliária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here