Qual lição os momentos de dor nos trazem?

“A dor não existe para fazer você sofrer. A dor existe para deixá-lo mais consciente. E quando você se torna consciente, a infelicidade desaparece.”
-Osho-

 

A dor nos ensina a mudar e a sermos melhores.

Sim, é verdade, a dor nos faz crescer! A dor nos faz amadurecer e enxergar a vida e as pessoas de maneira diferente, de maneira nova e transformadora.

Às vezes, a vida machuca… e às vezes sacode com tanta força que parece difícil se levantar, as vezes impossível até. Quando passamos por um acontecimento doloroso, de alguma maneira somos levados a passar por intensos processos emocionais. Processos em que entramos pela inércia da realidade, mas que, se quisermos sair deles, vamos precisar de muita força, senão a amargura e a dor vão nos consumir.

Manter-se inerte na dor é uma opção pessoal. E assim, ancorados ao sofrimento, evitamos a viagem interior que culmina na aceitação, na serenidade da compreensão e no desenvolvimento pessoal.

Em momentos de dor e angústia o ser humano geralmente necessita de uma palavra de consolo, de um abraço amigo.

Em momentos de dor a angústia é tamanha que não enxerga ao seu lado o amparo que necessita.

Quanto sofrimento ao sentir que o mundo foge aos seus pés sem achar a solução para suas dificuldades, muitas vezes se desespera, achando que não aguentará tanto sofrimento e até pensa em desistir de tudo. Mas…

A vida não é fácil, não se deixe iludir caso alguém lhe diga isso, mas saiba que tudo que não é fácil é bom. E a vida é assim, difícil e dura de ser vivida, mas ela sempre tem algo gratificante e que nos faz feliz em vivê-la.

Amadurecer e crescer nunca é fácil, é uma grande cobrança que a vida nos faz e que, muitas vezes, não nos sentimos preparados para enfrentar, mas é preciso lembrar que mesmo que doa, uma hora você será obrigado a amadurecer.

Crescer é algo inevitável, faz parte do nosso ciclo da vida. Sendo inevitável, sabemos que uma hora a gente cresce, muda e vira algo novo. Na vida tudo sofre transformações, mas isso faz parte das nossas evoluções necessárias para viver.

A vida é uma constante mudança, querendo nós ou não ela sempre irá mudar. O que faz essas mudanças mais fáceis e menos dolorosas é sua aceitação é a resiliência, a forma como encaramos a vida, como vemos a vida . Veja que as mudanças na vida são inevitáveis e que mesmo que você sofra, isso não vai mudar, veja como uma grande oportunidade.

A vida não é um jogo, mas assim como um, ela é cheia de fases, e conforme a gente vai vencendo, mais difíceis elas vão ficando. Mas não se importe, lembre-se sempre que após toda fase difícil há uma grande recompensa no final.

Cresça, porque a vida não espera quem fica estagnado no lugar. Cresça, porque a vida vai cobrar de você a maturidade. Cresça, porque a vida está sempre em busca dos mais fortes para enfrentarem as batalhas que ela vai dar.

Desde pequenos estamos em constante mudança em nossas vidas… Mudamos de fisionomia, mudamos a percepção que temos da vida, mudamos o nosso pensar e crescemos em nosso agir. A mudança desenvolve o amadurecimento para uma vida cheia de oportunidades.

Quando estamos prontos para certas coisas, nos deparamos com situações adversas e que alimentam a nossa vontade de crescer. Viver o que tem para hoje, imaginar o que virá amanhã e refletir sobre o que fizemos ontem nos amadurece e nos transforma para novas experiências da vida.

Uma mentalidade positiva é a base para se ter mais qualidade de vida e principalmente crescer com as experiências que a vida nos proporciona. Para isso, vale aquela máxima: não precisamos de tantos bens materiais; uma vida simples por vezes é melhor. A felicidade é maior do que acumular pilhas de dinheiro, o carro mais potente, a casa mais equipada ou o gadget mais moderno. Não que se dedicar a isso o impeça de ser feliz, mas você não precisa viver por essas coisas. Apenas respirar fundo, apreciar o que tem e valorizar pessoas e momentos acima de coisas, valorize quem você se tornou durante a sua vida, ria de seus erros, agradeça as oportunidades que fizeram você ser quem você é hoje. E o principal não perca oportunidade de refazer sua vida, de viver grandes experiências e momentos, o mundo está a sua disposição com as maravilhas que ele oferece, então porquê não? Vale muito a pena.