São Paulo terá Sanduíche de Mortadela com 467 metros no Mercado Municipal Paulistano em homenagem ao aniversário da cidade

Ícone da gastronomia paulistana, o mega lanche faz parte de uma ação social que marcará o dia 25 de janeiro deste ano com um projeto inédito, celebrando também os 88 anos do Mercadão, comemorado na mesma data da grande metrópole

No dia 25 de janeiro, os aniversários de São Paulo e do Mercado Municipal Paulistano serão marcados por uma ação social inédita: a produção de um sanduíche de mortadela de 467 metros, em homenagem à cidade, e mais de 1 tonelada de recheio, sendo aproximadamente 780 kg de mortadela e 260 kg de queijo prato. A montagem do lanche formará a mensagem “SP 467” e serão embalados cerca de 4,6 mil lanches que serão entregues a instituições carentes. Também haverá um bolo temático com 88 kg em referência à idade do Mercado.

A produção e montagem do mega sanduíche acontecem no Mercado Gourmet do Mercadão a partir das 6h na própria segunda-feira de feriado em São Paulo, numa ação fechada por conta da pandemia do coronavírus. “Esta foi a maneira que encontramos para manter nossa celebração sem promover qualquer aglomeração, seguindo todas as medidas de segurança no combate à Covid-19”, explica o empresário José Carlos Freitas, presidente da RENOME – Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano, responsável pela organização do evento.

A ação é uma parceria entre o Departamento de Abastecimento e Agricultura da Prefeitura, a Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano (RENOME) e empresas como a Ceratti, Tirolez e Basilicata, e tem o apoio da APECC –Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras-.

“Sabemos que o momento e a disseminação do coronavírus requerem cuidados, mas vamos, ainda assim, celebrar os 467 anos de São Paulo de um jeito especial, com distanciamento social e responsabilidade. E será uma comemoração dupla, já que teremos também o início da vacinação, resultado de um esforço conjunto dos nossos governos municipal e estadual. Em breve poderemos voltar a frequentar com segurança o Mercadão, este grande símbolo da vitalidade paulistana”, afirma Carlos Fernandes, secretário-executivo de Abastecimento.

Os preparativos começaram no final de semana que antecede o aniversário do Mercadão e da cidade, com o recebimento da mortadela Ceratti. “Apesar de conhecida no Brasil inteiro, nossa raiz é paulistana. Surgimos na terra da garoa há 89 anos e participar dessas ações nos orgulha. Agradecemos a oportunidade de estarmos juntos com o Mercadão nessa ocasião”, declara Bruno Pimenta Alves, Gerente de Marketing da Ceratti.

A Tirolez, maior empresa brasileira de queijos do país e referência há quatro décadas, também está apoiando a ação solidária pelos 88 anos do Mercadão, assim como a Basilicata, que está fornecendo os pães.

Mercado Municipal Paulistano é um dos principais cartões postais da grande metrópole. Foi instalado em 1933 na região central de São Paulo e tornou-se destino turístico na capital paulista com a visita milhares de pessoas diariamente.

Conhecido como Mercadão, o local também virou referência pela riqueza gastronômica que oferece em meio a aproximadamente 300 boxes, que dispõem de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.

Alguns números capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; 8 restaurantes somente no mezanino de 2 mil metros quadrados, mais instalações no subsolo; 40 ramos de atividade; 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia.

Construído numa área de 12,6 mil metros quadrados, o Mercado Municipal Paulistano também se destaca pela arquitetura, com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, explorando a iluminação natural com o uso de claraboias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico são outro chamariz que encantam o visitante.

O Mercadão está seguindo os protocolos de segurança oficiais e adotou medidas protetivas em prol da saúde dos colaboradores e dos visitantes. Seu horário de funcionamento também está reduzido, de terça a sábado, das 6h às 16h. Fica na Rua da Cantareira, 306, Centro de São Paulo. O site é www.mercadomunicipalsp.com.