Soraia Mendes será uma das debatedoras do I Seminário de Criminologia Feminista

O evento conta com o apoio ANACRIM e terá painéis com ninguém menos que Alice Bianchini, Elaine Pimentel, Vilma Piedade, Érika Mendes de Carvalho, Deise Benedito, Vanessa Chiari, Mariana Bazzo, Clara Masiero, Natália Damásio, Michelle Karen dos Santos, Marcelli Cripiani e Andressa de Andrade e Soraia Mendes.

 

Entre os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2020, acontece o I Seminário de Criminologia Feminista no formato (online) e tem como enfoque a articulação do debate entre os estudos das ciências criminais e as epistemologias feministas.

Uma das convidadas nesta primeira edição é a professora e advogada Soraia Mendes que em entrevista nos disse quais são suas expectativas para este evento:

NPO – Soraia Mendes, você estará no Painel Criminologia Feminista e Interseccionalidade, o que as pessoas podem esperar sobre este painel?

 Advogada Soraia Mendes

SM – Para mim será uma honra abrir esse seminário em uma noite ao lado de mulheres que tenho como verdadeiras referências como Vilma Piedade e Deise Benedito.

Penso que todas as pessoas que se inscreverem podem esperar deste painel, como dos demais, um saldo de muitas, importantes e urgentes reflexões.

NPO – Este foi um ano atípico devido a pandemia COVID-19, onde praticamente todos eventos presenciais foram cancelados, e uma nova maneira de oferecer conteúdo teve que ser adaptada, surgindo assim as lives e os conteúdos online. Como foi o ano de 2020 para você e como foi esta adaptação virtual?

SM – Dizer que foi um processo de adaptação fácil seria faltar com a verdade. O ano foi (está sendo) muito pesado e neste contexto aprender a comunicar-se à distância foi desafiador. Contudo, o saldo é positivo. Perdi a conta de todos os eventos nacionais dos quais participei e foram muitos os internacionais. A internet tem se mostrado uma alternativa viável para que criemos bons espaços de reflexão.

NPO – Estamos finalizando o mês outubro, a dois meses do fim de 2020, o que vem por ai ainda em termos de seminários e/ou eventos virtuais no que diz respeito a sua participação?

SM – Olha… a agenda está cheia. Ainda tem muita coisa vindo por aí. O I Seminário Criminologia Feminista é só uma delas. Mas, te confesso, que a mais importante neste momento para mim, pois é fruto de um trabalho lindo que vem sendo capitaneado pela Michelle Karen (organizadora do livro Criminologia Feminista no Brasil: diálogos com Soraia Mendes) e a Bruna Zeni (editora-chefe da Blimunda). Terminar o ano ao lado delas e das tantas outras que estarão nesse evento será indescritível.

O I Seminário de Criminologia Feminista que ocorrerá  nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2020, no formato (online) e as inscrições podem ser realizadas no endereço: www.vozesestudosepesquisas.com.br

*Soraia Mendes – Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Associada do PPG Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília – UniCeub. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ex- coordenadora nacional do Comitê para América Latina e o Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres – CLADEM, nas gestões (2016-2018 e 2018-2020). Autora de diversas obras, dentre as quais “Criminologia Feminista: novos paradigmas”, “Processo Penal Feminista” e “Pacote Anticrime: comentários críticos à Lei 13.964/2019”. Sócia-diretora do Escritório Soraia Mendes & Advogadas Associadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here