Um homem de sucesso!

Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.

                                                               Jean Cocteau

Falar sobre pessoas e profissões de sucesso é muito gratificante, nada mais justo do que falar de uma das profissões que mais tem tido visibilidade nas mídias e redes sociais ultimamente, resolvendo, desvendando variados tipos de crimes de grande repercussão e chegando a um resultado justo, imparcial e satisfatório, profissão esta que se faz presente em nossas vidas mais do que possamos um dia imaginar.

Ainda lembramos dos acidentes aéreos da TAM, em São Paulo, da Gol com o Legacy, em Mato Grosso e, mais recentemente, da queda do jato de Eduardo Campos. Nos casos da Barragem de Algodões, no Piauí e do vazamento da Chevron, no Rio de Janeiro, a perícia foi essencial para a apuração das responsabilidades e dos impactos ambientais.
A exumação do ex-presidente João Goulart foi outro exemplo emblemático, assim como, a participação no esclarecimento de mortes como as de Mércia Nakashima, Isabela Nardoni e tantas outras.

Tragédias como a da Boate Kiss em Santa Maria e do Barco Imagination em Brasília, amplamente divulgados, também foram objeto do trabalho da perícia criminal.
Enfim, em milhares de casos, os peritos criminais têm ajudado a apurar autorias e esclarecer a dinâmica dos fatos. E são esses fatos que seguirão se sucedendo e gerando uma demanda cada dia maior do trabalho dedicado, científico e imparcial dos nossos peritos criminais.

O perito criminal ou perito forense é o profissional que ajuda a polícia na solução dos crimes. Ele é o responsável por analisar o local de um crime, a procura de provas que auxiliem a investigação criminal.

Perito, genericamente, exprime a ideia de um “inteligente”, uma pessoa que pelos seus conhecimentos adquiriu determinadas aptidões acima do normal relativo a um sujeito, técnica ou conhecimento. Perito em sentido amplo significa qualquer especialista. Quando considerado oficial significa que pertence aos quadros do Instituto de Criminalística de cada Estado.

Passo a passo para uma carreira de sucesso:

1-Autoconhecimento

2-Disciplina

3-Proatividade

4-Planejamento

5-Senso de realidade

6-Gosto pelos estudos

7-Bom senso

8-Leveza

9-Dedicação

10-Marketing pessoal

Nada melhor do que conhecer a história de vida de uma pessoa de verdade, que conquistou o sucesso:

Olegário Augusto da Costa Oliveira, Biólogo

Falamos com Olegário Augusto da Costa Oliveira que é Biólogo, professor da rede estadual de ensino há 20 anos, perito criminal de local de crime e hoje ocupa o cargo de chefe da regional de Polícia Científica de Aparecida de Goiânia no Estado de Goiás.

É um profissional que acredita na importância das provas materiais, na importância de uma sentença justa, que analise e leve em conta todos os fatos de um delito.

É alguém que luta pela valorização da perícia oficial no Brasil.

Sempre amante do método científico e da investigação científica de modo geral, mas nunca pensando em exercer algum dia a atividade pericial ou mesmo policial investigativa e do nada foi levado a esta área onde quando da abertura do edital da SPTC – GO em 2014, resolveu que seria uma boa tentar essa carreira. Ao saber do concurso o edital já estava aberto, faltavam 2 meses para as provas. Decidiu que era hora de estudar as matérias específicas (Medicina Legal, Criminalística, legislações, etc.) e que a parte geral eu iria como já possuía bagagem, uma vez que, sendo professor da rede estadual, já havia ministrado aulas de Física, Química, Biologia e Matemática e a Língua Portuguesa sua grande paixão.

Hoje Olegário Augusto é um homem realizado, um homem de sucesso, que sempre cria desafios, e é isso talvez que não torne a sua vida uma completa monotonia. Se sente realizado como pessoa e profissional.

Uma mensagem fica a todos nós, que não tenhamos medo de lutar e enfrentar a vida, para estudarmos, mas estudar de verdade, amem o conhecimento. Sintam como que tivessem que explicar aquilo que está estudando para alguém, ser professor ajuda a aprender qualquer coisa porque você tem que aprender para si e tem que imaginar como fará para que outros também entendam aquilo. Aproveitem as oportunidades, as vezes pequenas oportunidades são grandes janelas e até mesmo grandes pontes.

E o principal não destratem as pessoas, quem quer que seja, humildade e simplicidade acima de tudo, atuem sempre, qualquer que seja sua área, com total senso de humanidade.

No entanto, ser bem-sucedido é muito mais do que querer, exige tempo, dedicação e atitude! É preciso fazer um planejamento, delimitar suas metas e, então, correr atrás de seus objetivos, fazer acontecer.

 

O trabalho fica muito mais prazeroso quando você faz o que gosta, não é? Já reparou como os grandes profissionais sempre falam que o sucesso está associado a fazer aquilo que se ama? Por isso, ame o seu trabalho, dê a vida por ele e gaste as suas energias para ser bem-sucedido.

Agora que você já sabe o que é um homem de sucesso e uma carreira de sucesso e como pode alcançá-la, que tal começar a pensar sobre a sua vida profissional? Planeje sua carreira, tenha perseverança, invista em networking, seja proativo, tenha comprometimento, faça uma faculdade e tenha paixão pelo que faz.

Todas essas dicas vão ajudá-lo a ter o sucesso que tanto deseja. Enfim assim como Olegário Augusto…

Faça dar certo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here