Uma atitude de resPeito

Chegou o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama que marca o #OutubroRosa. E a melhor atitude de respeito contigo é o autoexame das mamas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a alimentação saudável e a redução do consumo de álcool estão entre as medidas preventivas que podem evitar 28% de casos da doença. Para este ano da pandemia, a principal ação divulgada pelo INCA é da palestra virtual que acontecerá na próxima quarta-feira (14/10) intitulada “Câncer de mama: o que toda mulher precisa saber”, ministrada pela sanitarista Mônica de Assis.

Ela se realizará das 15h às 16h, no canal do INCA, no Youtube. A palestra tem como objetivo esclarecer medidas que devem ser tomadas por todas as mulheres de todas as idades para prevenir o câncer de mama, quando devem procurar uma unidade de saúde para investigação de alterações suspeitas na mama e a faixa etária para se submeter à mamografia de rastreamento. O público poderá encaminhar perguntas pelo e-mail: webinar@inca.gov.br.

Para prevenir os casos de câncer de mama, segundo o INCA, é possível adotar hábitos saudáveis como:

*Prática de exercícios físicos;

*Alimentação saudável;

*Manter o peso corporal adequado;

*Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

*Amamentar;

*Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Atualmente, existem 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Em Goiás, temos cinco locais de atuação. Em Anápolis, temos o Hospital Evangélico/Fundação James Fanstone (Unacon com serviço de radioterapia) e a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis/Fundação de Assistência Social de Anápolis (Unacon). Já em Goiânia, temos o Hospital Araújo Jorge/Associação de Combate ao Câncer em Goiás, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e o Hospital da Santa Casa de misericórdia de Goiânia. Tenha uma atitude de amor próprio e conscientize-se! E aí, vai peitar essa ideia?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here