VOCAÇÃO LANÇA CAMPANHA PARA INCLUSÃO DIGITAL

A OSC começou a arrecadar recursos para garantir conexão de internet de adolescentes e jovens da zona Sul de São Paulo.

A medida é fundamental, especialmente neste período de pandemia, quando a exclusão digital pode levar menores ao abandono escolar

OSC Vocação acaba de lançar a campanha “Conectividade na Periferia”. O objetivo é arrecadar recursos para garantir acesso à internet de adolescentes e jovens moradores de comunidades da zona sul de São Paulo atendidos pelos seus programas sociais. Em tempos de normalidade, a inclusão digital já se mostrava essencial para educação, informação e comunicação, garantindo autonomia social.

No entanto, com o distanciamento social imposto pela pandemia, o acesso à internet se tornou ainda mais urgente. A pandemia ampliou a visibilidade do cenário das desigualdades sociais e mostrou que, além de medidas emergenciais – como distribuição de cestas básicas, produtos de higiene e máscaras – , é necessário minimizar as desigualdades advindas da exclusão digital.

No Brasil, a exclusão digital cria um abismo ainda maior entre os que têm e os que não têm acesso às inovações tecnológicas, pois segundo dados do IBGE, 58% dos domicílios no Brasil não têm computadores e 33% não possuem internet.

falta de acesso aos recursos tecnológicos afeta o processo educacional, dificultando o processo de aprendizagem à distância que se impõe em função da pandemia. E, consequentemente, poderá servir de gatilho para que adolescentes e jovens se sintam desmotivados a continuar os estudos, porque quem não está conectado às plataformas digitais tem sido prejudicado.

“Essa dificuldade do acesso digital e a questão financeira das famílias que perderam renda durante a pandemia podem fazer com que adolescentes e jovens interrompam os estudos. E o abandono escolar é um problema gravíssimo, porque perpetua o ciclo de pobreza familiar”, comenta Paulina Ribeiro, gestora pedagógica do Centro Mundo do Trabalho da Vocação.

Além de garantir o acesso aos recursos tecnológicos essenciais para o processo de aprendizagem à distância por meio da campanha “Conectividade na Periferia”, a Vocação capacitou formadores para o modelo de aula online e adaptou os materiais pedagógico. Com isso, os Programas Sociais da OSC podem oferecer práticas socioeducativas de qualidade que atendem às novas demandas do ensino digital e, assim, continuar seu trabalho de promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, orientando e capacitando esse grupo para a entrada no mercado de trabalho para criar oportunidades para geração de renda.

A arrecadação para a campanha “Conectividade na Periferia” está sendo feita por meio de uma plataforma de crowdfunding. O link para doação é: https://www.vocacao.org.br/campanha/conectividade-na-periferia.html

 

A Vocação

Há 53 anos, a Vocação atua para impactar a vida de crianças, adolescentes e jovens, visando construir uma dinâmica social mais justa e igualitária.

A Vocação defende um país rico em oportunidades, onde pessoas e comunidades se desenvolvam em plenitude. Assim, promove práticas de aprendizagem e cidadania e desenvolve crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de comunidades, lideranças, famílias e, também, atendimento direto. Além disso, fortalece o pessoal e o profissional, gerando oportunidades de trabalho.

Hoje, seu trabalho desenvolve-se  por meio de dois pilares: Desenvolvimento Integral e Comunitário e Integração ao Mundo do Trabalho, que busca por meio do protagonismo, ações de cidadania, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, preparar cidadãos para a vida; com mais autonomia, conhecimento e experiência para impactar a sociedade de forma positiva.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here